08/05/2014 12h52 - Atualizado em 02/03/2016 14h52

Internos do sistema prisional comemoram o Dia das Mães

Internos do sistema prisional capixaba estão participando de comemorações em homenagem ao Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (11). Além de visitas especiais, a programação também inclui cultos, apresentações teatrais e de música.
 
No Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), as comemorações começaram nessa terça-feira (06) e seguem até a próxima terça-feira (13). Nas comemorações, aproximadamente 300 internos terão a oportunidade de ter a companhia das mães durante cultos e encontros com louvores, além de uma confraternização promovida pela unidade em parceria com as instituições que prestam assistência religiosa na unidade.
 
Para a mãe de um dos internos da unidade, que esteve presente no primeiro dia de comemoração, o momento foi muito satisfatório. "Este tipo de atitude mantém os laços maternos, embora nossos filhos estejam privados de liberdade. Nós reconhecemos o erro deles, porém, o amor de mãe sempre permanecerá", comentou.
 
O diretor da unidade, Claudio Nienke Machado, enfatiza que a presença da família é primordial para o retorno do reeducando à sociedade. "É de extrema importância que a família esteja presente durante o processo de cumprimento de pena, principalmente em datas importantes, que devem sempre ser lembradas e comemoradas", acrescentou.
 
Na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), as comemorações seguem até esta sexta-feira (09). Além de visitas assistidas dos internos com as mães, também haverá a apresentação da banda Manancial, composta por cinco internos da unidade, e apresentações teatrais.
 
No momento das visitas, os internos estão apresentando uma peça de teatro, escrita e organizada por eles, proporcionando um momento de interação e confraternização entre as mães e os internos. A peça aborda o relacionamento entre mães e filhos, falando sobre o arrependimento, respeito e perdão. Além disso, as mães são recepcionadas com cartazes, contendo mensagens de amor e carinho, espalhados pelos espaços da unidade.
 
O assistente social da unidade, Cristiano Gomes Guedes, acredita que ações como essas fortalecem ainda mais os vínculos familiares. "A ação é mais uma ferramenta utilizada no processo de reinserção social do interno, tendo em vista que a figura materna representa pontos cruciais na formação do indivíduo", contou.

Já no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), 30 internos celebraram a data com suas mães em um culto, nesta quinta-feira (08). A ação foi organizada pelo setor psicossocial da unidade e contou com o apoio da Pastoral Carcerária, que presta assistência religiosa no Centro de Detenção.

Durante o evento, houve a apresentação dos cantores evangélicos Ivan & Gabriel e do coral "Canto que Liberta", formado por internos da unidade. Além disso, servidores do Centro de Detenção participaram da ação levando mensagens bíblicas aos participantes. Ao final, as mães dos internos receberam flores confeccionadas pelos servidores da unidade.

Além dos internos, servidores e familiares, a celebração também contou com a presença da secretária de Ação Social de São Gabriel da Palha, Selia Martinelli.

Para o diretor Bernard Augusto Farias Arpini a ação reforça os laços afetivos entre os presos e seus familiares. "O amor de mãe é o sentimento mais genuíno e incondicional, capaz de repor energias vitais de afetividade. Esses laços são fundamentais para a ressocialização e o retorno do interno à sociedade", afirmou o diretor.

 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Júlia Pavin e Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard