15/05/2018 17h46 - Atualizado em 15/05/2018 17h47

Internos do sistema prisional comemoram o Dia das Mães

Internos do sistema prisional capixaba participaram, na última semana, de comemorações em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no último domingo (13). A programação nas unidades incluiu visitas especiais, cultos, apresentações culturais e distribuição de lembranças produzidas pelos detentos.

Na Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), a comemoração contou com a participação de 487 internos, que realizaram apresentações musicais, teatrais e recitaram poemas para as 72 mães que estiveram presentes.

Segundo o diretor da unidade, Mário Giurizatto, “o objetivo da ação foi valorizar as relações familiares e faz parte da construção de uma gestão cada vez mais humanizada”.  

Na Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), localizada em Viana, internos confeccionaram cartazes para decorar a penitenciária durante a visita de suas mães e escreveram cartões em homenagem a elas. Os detentos também fizeram uma apresentação musical para os familiares. No final da comemoração, cada mãe recebeu uma lembrancinha.

A diretora da unidade, Mara Lúcia de Paula, afirma que “a homenagem busca mostrar a importância do vínculo familiar para o processo de ressocialização do interno”.

Na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), foram realizadas celebrações religiosas em homenagem às mães. Os cultos foram celebrados por membros da Igreja Betel, que presta assistência religiosa na unidade. Além disso, internos da unidade que participam de projetos musicais cantaram louvores para os que estavam presentes.

As mães também receberam cartões produzidos por detentos que estudam na unidade, além de tapetes de linha confeccionados por internos que participam de um projeto de artesanato na Penitenciária. Ao todo, 82 mães participaram das comemorações.

Para o diretor da unidade, Makssuel Delevidove, "as atividades desenvolvidas reforçam os laços entre o interno e seus familiares, contribuindo para o processo de reintegração social dos detentos”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 
Texto: Paula Romanha

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard