20/07/2016 16h07

Internos do sistema prisional concluem cursos de aperfeiçoamento

Mais de 2,8 mil internos do sistema prisional capixaba concluíram cursos de aperfeiçoamento na modalidade a distância, no primeiro semestre de 2016. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os cursos estão sendo ofertados em 25 unidades prisionais, em áreas como Educação Ambiental, Legislação Trabalhista, Tecnologia da Informação e Comunicação e Empreendedorismo. A expectativa é que até o final do ano sejam ofertadas mais duas mil vagas.

Na modalidade a distância, os internos recebem livros didáticos dos cursos para estudarem nas unidades. Em seguida, fazem uma prova com consulta, aplicada pelo Senai. Ao final, todos os detentos recebem certificados.

“Os cursos têm sido muito bem acolhidos pelos internos e pelas unidades prisionais. Eles permitem aos detentos adquirir conhecimento sobre várias áreas. Nosso interesse é expandir os temas de estudo ofertados”, explicou a subgerente de Educação nas Prisões da Sejus, Silvia Moreira Franco Garcia.

Remição

Todos os internos do sistema prisional matriculados nos cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena, conforme prevê a Lei nº 12.433/11. A cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard