20/12/2019 09h37

Internos do sistema prisional concluem cursos de qualificação

O Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) realizou, nesta quinta-feira (19), a cerimônia de conclusão do curso de empreendedorismo oferecido a 22 internos. Na solenidade, os familiares dos participantes receberam como presente bolsas confeccionadas pelos alunos durante a capacitação.

Para a subsecretária de Ressocialização da Secretaria da Justiça, Roberta Ferraz, ofertar a qualificação profissional é um meio de contribuir para a transformação dos planos dos envolvidos.

“Neste ano, foram quase mil ofertas de trabalho, estudo, participação em projetos ou em cursos de qualificação no sistema prisional. Todas essas iniciativas buscam agregar conhecimento ao interno, faz com que ele vislumbre oportunidades, a retomada dos laços familiares, prevenindo a reincidência” destaca Roberta Ferraz.

Marcelo Cardoso, coordenador da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), destaca que essa cerimônia encerra o primeiro ano da parceria entre Sejus e Secti na oferta de cursos profissionalizantes nas unidades.

"Os resultados foram expressivos, estamos satisfeitos com tudo que foi construído este ano. O respeito e o carinho que os internos tiveram com os professores é valorizado por nós. Os cursos fluíram com tranquilidade e isso nos permite dar continuidade e ofertar novas oportunidades no próximo ano, com aulas iniciando em 10 de fevereiro. O nosso foco em 2020, é trabalhar o conceito do cooperativismo, conscientizando-os sobre as formas de se criar cooperativas para geração de renda", afirma.

O interno Jaime Santos Nascimento aprovou a iniciativa. Para ele, o curso foi fonte de conhecimento e motivação. "Eu estou muito empolgado. A professora é muito atenciosa, nos deu muitas instruções, eu aprendi bastante. Quero levar o que aprendi aqui quando sair na rua, porque essas bolsas podem me ajudar a gerar renda para minha família. ”

Curso de Corte de cabelo masculino e barba

No início da semana, quatro internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) concluíram o curso de Corte de Cabelo Masculino e Barba. A formação, com carga horária total de 60 horas, foi ofertado em parceria com a Igreja Missionária Guerreiros e Cristo e a Escola de Formação de Cabelereiros Zenilda Instituto de Beleza.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard