15/07/2015 09h00 - Atualizado em 16/03/2016 16h21

Internos do sistema prisional encerram primeiro semestre do ano letivo com cerimônias de formatura

O encerramento do 1º semestre do ano letivo de 2015 está sendo comemorado entre os internos que estudam nas unidades do sistema penitenciário capixaba. Atualmente, o Espírito Santo possui 3.262 internos estudando em turmas que vão da alfabetização ao ensino médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Desse total, 560 concluíram, neste mês, mais um semestre.

De acordo com a Subgerência de Educação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), 362 internos concluíram o Ensino Fundamental e outros 198 terminaram o Ensino Médio. Em várias unidades, a conclusão de mais uma etapa do processo educacional está sendo celebrada com a entrega de certificados durante as cerimônias de formatura, realizadas nas unidades prisionais. Na maioria delas, servidores da Sejus e familiares dos formandos também participam.

Na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), 60 internos, e 12 detentas, que concluíram a 8ª etapa do Ensino Fundamental e a 3ª etapa do Ensino Médio, receberão os certificados em uma cerimônia de formatura nesta sexta-feira (17). O evento contará com a presença de diretores, de servidores da área educacional e de outros setores e de familiares dos internos.

Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), 45 internas participaram de uma cerimônia de formatura no dia 08 de julho. As formandas estavam regularmente matriculadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Mandela, localizada no Complexo de Viana.

A cerimônia contou com a presença de familiares das internas e de servidores da unidade prisional. Ao final, todas as formandas receberam certificados e lembrancinhas, compostas por caixinhas de madeira decoradas e confeccionadas pelos professores que ministram aulas na unidade prisional.
Já na Penitenciária Estadual de Vila Velha I, no complexo do Xuri, 44 internos se formaram em uma cerimônia realizada no dia 07 de julho. Eles estavam matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada no Complexo do Xuri.

Participaram da cerimônia de formatura, a direção, a equipe psicossocial da unidade e familiares dos internos. Ao final, os formandos receberam os certificados e porta-retratos, produzidos pelos detentos que trabalham na biblioteca da unidade prisional. Além disso, houve a apresentação da banda Manancial, formada por cinco internos.

"As formaturas fazem parte de um momento de conquista para todo o sistema. Seja para a unidade prisional, que se empenha em desenvolver as atividades educacionais, seja para a equipe pedagógica, que tem um efetivo resultado por meio do trabalho desenvolvido com os internos, e, principalmente, para o aluno que pode sonhar com um futuro melhor após o cumprimento da pena", ressaltou gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento.

Educação é referência

Atualmente, o Espírito Santo possui 3.262 presos estudando em 31 unidades prisionais, desde a alfabetização até o ensino médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Enquanto a média nacional de presos na escola é de 10%, o índice, no Estado, é de 18,3% da população carcerária em sala de aula. Ao se levar em conta apenas os presos condenados, esse índice passa para 32,8%.

Entre a população carcerária feminina esse índice é ainda maior. Hoje, o Espírito Santo é o Estado com mais mulheres presas envolvidas em atividades educacionais no País. São 46,7% delas inseridas no processo educacional.

Estudar reduz a pena

A Lei nº 12.433/11, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto