15/10/2021 10h42 - Atualizado em 15/10/2021 14h12

Internos do Sistema Prisional participam das provas do Encceja

Mais de 3,6 mil internos do sistema prisional capixaba se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). Ao todo, 3.653 internos realizaram as provas aplicadas nessas quarta-feira (13) e quinta-feira (14), sendo 1.940 referente ao Ensino Fundamental e 1.713 referente ao Ensino Médio.

 

A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Por meio do exame, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

 

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Para o Ensino Fundamental, as provas abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia, e Ciências Naturais.

 

Já para o Ensino Médio, as provas abordam questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

 

Para o candidato ser aprovado, ele precisa atingir 100 pontos, no mínimo, em cada uma das áreas de conhecimento, e nota superior a 5 pontos na redação, que geralmente fica entre 0 e 10 pontos. Ou seja, em cada prova o candidato precisa alcançar, no mínimo, 100 pontos para conseguir a certificação.

 

Atualmente, cerca de três mil internos estão em salas de aulas distribuídas em 30 unidades prisionais do Estado, na modalidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA). O acesso à educação é ofertado em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard