23/12/2015 10h24 - Atualizado em 28/12/2015 16h19

Internos do sistema prisional participam de celebração natalina

Os internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), do Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) e da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) participaram de celebrações especiais em comemoração ao Natal. A oportunidade faz parte do processo de ressocialização que é feito, também, por meio da assistência socioespiritual.

Nesta terça-feira (22), 100 internos da Penitenciária Agrícola participaram de um culto especial de Natal. Os familiares também estiveram presentes na celebração, que contou com o pastor Ademilson Losório, da Igreja Assembleia de Deus de Maruípe, com o auxílio de membros que prestam assistência religiosa aos internos. Após o culto, foram doados brinquedos para as crianças presentes no culto e em seguida, todos participaram de uma confraternização.

“Esse momento de interação com a família é muito importante. Principalmente nesse período natalino, que relembramos a celebração da vida de Cristo e do amor ao próximo”, explica o diretor adjunto da Paes, Alexandro Fialho da Silva.

 

 

Na Penitenciária de Vila Velha, membros das igrejas, que prestam assistência religiosa aos internos, Assembleia de Deus e Associação Resgatando Vidas, realizaram um culto para os internos, nesta terça-feira (22), para comemorar o Natal. Em seguida, todos participaram de uma confraternização.

Já na última segunda-feira (21), aconteceu uma celebração religiosa, que foi uma iniciativa da Pastoral Carcerária, que também presta assistência religiosa aos detentos da unidade, e foi ministrada pelo Frei Arcanjo, da Fraternidade O Caminho. A Banda Manancial, formada por internos da Penitenciária, também se apresentou, animando a comemoração com cantos natalinos.

Todos os internos foram contemplados e após a celebração, a equipe da pastoral visitou todas as galerias da unidade. Em seguida, os internos e os servidores participaram de uma confraternização.

Para o diretor da unidade, Waldoece Apolori Costa Júnior, iniciativas como esta levam os internos a um momento intenso de reflexão. “A assistência religiosa auxilia o interno em seu retorno ao convívio social, e é uma das partes mais importantes no processo de ressocialização”, explicou.

Na última semana, aconteceu no Centro de Detenção de São Mateus, uma missa em comemoração ao Natal. A missa foi uma iniciativa da Pastoral Carcerária que presta assistência religiosa na unidade. Além dos internos, os servidores também participaram da comemoração.

 

 

O diretor adjunto da unidade, Marco Aurélio Contarato, explica que “a assistência religiosa oferecida aos internos é fundamental no processo de ressocialização, além de renovar a esperança no coração de cada detento”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard