10/12/2014 09h33 - Atualizado em 18/03/2016 16h54

Internos do sistema prisional participam de concurso de pintura

Sessenta e quatro internos do sistema prisional capixaba estão participando 1º Concurso de Pintura do projeto 'Mãos que Falam'. Os quadros pintados por homens e mulheres que cumprem pena em unidades da Grande Vitória e do interior estão sendo avaliados por uma comissão formada por artistas plásticos e as melhores pinturas serão premiadas e expostas, a partir do dia 17, em Vitória.

A lista com os 15 semifinalistas foi divulgada nessa terça-feira (09) e os vencedores, das categorias masculino e feminino, serão conhecidos em cerimônia a ser realizada no próximo dia 17. Conforme prevê o regulamento do prêmio, cada categoria terá apenas três vencedores (1º, 2º e 3º lugares).

O tema seguido pelos participantes foi 'Meu Brasil Brasileiro'. O objetivo é que os internos retratem as belezas naturais do país. Segundo regulamento do prêmio, concorrem apenas os presos condenados, que cumprem pena em regime fechado e semiaberto. Foram ofertadas cinco vagas para 14 unidades prisionais do Estado, localizadas na Grande Vitória e no interior.

Antes da seleção, o artista plástico Davi Scárdua de Aquino ensinou técnicas de pintura aos internos participantes. Depois disso, o material produzido por eles foi avaliado por uma comissão formada por artistas plásticos e as melhores pinturas serão premiadas e expostas em uma galeria de arte.

Os vencedores receberão medalhas, coleções de livros de pintura e um almoço com seus familiares. Todos participantes receberão certificados. As obras pintadas pelos internos também vão ilustrar um catálogo.

O projeto 'Mãos que Falam' tem o objetivo de potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba, bem como auxiliar no resgate da autoestima e melhoria da qualidade de vida dos presos e presas. O concurso é uma iniciativa da Gerência de Educação e Trabalho (GET), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com apoio da Fundação Operartes e patrocínio da Arcelor MittalTubarão.

Confira os semifinalistas do 1º Concurso de Pintura do projeto 'Mãos que Falam':

Masculino:

Ricardo da Silva Aleixo – PEVV 1

Romildo Braz Correa Vitória – PEVV 2

Felipe Garcia – PEVV 3

Iata Anderson Fernandes – PEVV 5

Fábio Antônio Lírio Neves – HCTP

Wesley Cardoso – PAES

Luciano dos Santos Nascimento – PSME 1

Bruno Pimentel Capistrano – PSMA 2

Wellington Mota Junior - PSMECOL

Nilton Lopes Soares – PSMCOL

Wando de Oliveira Dias – CDRL

Francis Paulo Borges de Jesus – PRSM

Feminino:

Isabela Cezário Beling – CPFCOL

Ana Carolina Araujo da Silva – PFC

Sabrina Jaqueline Mendonça - PFC



Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard