10/11/2022 09h20 - Atualizado em 10/11/2022 10h43

Internos do sistema prisional participam do VIII Festival de Xadrez para estudantes privados de liberdade

Vinte internos de cinco unidades prisionais do Estado participaram do VIII Festival de Xadrez para estudantes privados de liberdade, realizado nesta quarta-feira (09), na sede da Secretaria da Educação (Sedu), em Vitória. A iniciativa é uma parceria da Sedu com a Secretaria da Justiça (Sejus) e tem o objetivo de difundir novos conhecimentos e auxiliar no processo de ressocialização.

 

A subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andrea Guzzo, deu as boas-vindas aos estudantes e a toda equipe da Sejus. "A Sedu agradece por mais uma parceria com a Sejus, para a 8ª realização dessa ação. Estamos muitos felizes em recebê-los e assisti-los, em uma competição que sabemos que exige muito raciocínio e concentração. O xadrez é uma modalidade que foi ampliada nos Jogos na Rede e vem trazendo muita aprendizagem aos nossos estudantes. Desejo que tenham uma excelente partida e boa sorte a todos vocês", disse.


Os 1º, 2º e 3º lugares, pela categoria Educação de Jovens Adultos (EJA), foram disputados pelos internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 e Penitenciária Estadual de Vila Velha 2, ambas da Escola Estadual Cora Coralina do complexo prisional de Xuri; da Escola Estadual Nelson Mandela, responsável pela educação na Penitenciária de Segurança Média 1, no Complexo de Viana e Centro Prisional Feminino de Cariacica, em Bubu, além do Centro Prisional Feminino de Colatina, pela Escola Estadual Aristides Freire. Todos os participantes receberam medalhas pela atuação no festival e, ao final da competição foram indicados os três melhores colocados de cada categoria. Cinco partidas foram realizadas, com duração de 10 minutos.

 

A subsecretaria de Ressocialização da Sejus, Karina Rocha Mitleg Bayerl, ressalta a importância de iniciativas como o festival para o processo de transformação dos internos. “É um momento para a troca de conhecimento e interação. Sabemos que o xadrez auxilia no desenvolvimento de muitas habilidades, como a concentração, o raciocínio lógico, a estratégia e funciona como um estímulo para a tomada de boas decisões. É neste contexto que incluímos o xadrez como projeto de ressocialização dentro do sistema prisional”, destaca.  

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Flora Viguini

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 992417856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

Tópicos:
notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard