16/06/2014 09h00 - Atualizado em 07/03/2016 15h47

Internos do sistema prisional realizam manutenção em instituição social de Cariacica

Dez internos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) e fazem parte do Projeto ‘Re-formando Vidas’ realizarão a limpeza e manutenção na estrutura da instituição social Cristo Rei, em Cariacica. A ação começou nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 30 de junho, sempre das 8h às 17h.

Com esta ação, o Projeto ‘Re-formando Vidas’ chega a uma nova etapa. O projeto, que tem o objetivo de realizar manutenção e reformas em prédios públicos, propiciando espaços mais aconchegantes aos cidadãos e a servidores públicos, passa, a partir de agora, a atender instituições sociais.

“Com o Projeto Re-formando Vidas, o interno colabora para a construção de uma sociedade mais humana. Antes, o projeto contemplava apenas estabelecimentos públicos. Agora, a Secretaria de Justiça busca a ampliação do projeto, focando nas instituições sociais”, frisou a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento.

Durante a ação, os internos farão o trabalho de capina, limpeza e pequenos reparos na estrutura da instituição. Um dos internos, que fez o curso de qualificação profissional em Paisagismo, fará a ornamentação e a manutenção do jardim. 

Antes de iniciar os trabalhos, o grupo de detentos recebeu cursos de qualificação profissional na área da construção civil e, com o projeto, terão a chance de colocar em prática o que aprenderam durante as aulas.

Um dos internos que está trabalhando no projeto, afirma que o trabalho na instituição é de grande valia. “É a primeira vez que participo do projeto, mas estou me sentindo feliz em poder ajudar a quem necessita”, afirmou.

O presidente da instituição, Eldio Celante, ressalta que o trabalho dos internos é importante para que a instituição ofereça mais conforto às crianças que são atendidas na obra social. “A instituição é carente de recursos e, por isso, qualquer contribuição é válida e importante para que possamos dar continuidade ao trabalho que realizamos com as crianças”, destacou.

Doação de Bolas
 
Além da manutenção e limpeza, a instituição social será contemplada com a doação de bolas e redes esportivas. A instituição receberá um kit contendo bolas de voleibol, handebol e futsal, além de redes de futsal e voleibol, totalizando 30 bolas e quatro redes.
 
As bolas e redes que serão doadas foram produzidas pelos internos que participam do projeto ‘Pintando a Liberdade’. O projeto existe desde 2010 e busca a ressocialização e a profissionalização dos presos do sistema carcerário, com a utilização dessa mão de obra para produção de material esportivo.
 
Trabalho reduz a pena
 
Os internos farão trabalho voluntário e serão beneficiados com a remição da pena, assegurada por lei. Dessa forma, para cada três dias trabalhados será abatido um dia na pena a ser cumprida.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard