22/01/2015 09h28 - Atualizado em 18/03/2016 16h46

Internos do sistema prisional reformam prédio da Apae

O prédio onde funciona a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Viana, está sendo reformado por presos que cumprem pena em regime semiaberto.
 
O grupo, formado por oito internos, faz parte do projeto 'Re-formando Vidas', que usa a mão de obra de detentos para realizar manutenção e reformas em prédios públicos e instituições sociais.
  
Desde o dia 12, os detentos estão trabalhando no local. Durante a ação, eles vão pintar grades e paredes, construir duas salas, uma escada e instalar um novo revestimento no refeitório. Além disso, o grupo fará manutenção nas instalações elétrica e hidráulica do prédio.
 
Antes de iniciar os trabalhos, o grupo de detentos foi avaliado e os que já possuem experiência em construção civil tiveram a chance de colocar em prática os conhecimentos. Os que não possuíam experiência receberam um curso de qualificação profissional na área da construção civil, e com o projeto terão a chance de colocar em prática o que aprenderam durante as aulas.
         
Desde que o projeto foi implantado, em dezembro de 2013, vários prédios já foram reformados, como o Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha, a instituição social Cristo Rei, em Cariacica, e o antigo Hospital Pedro Fontes, em Cariacica. Os detentos também trabalharam na limpeza do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na preparação do local para o show do ex-beatle Paul McCartney, realizado em novembro de 2014.
              
"O projeto funciona desde dezembro de 2013 e visa a prestação de serviços voluntários à comunidade. O preso que participa desenvolve suas competências laborais, recebe a remição da pena e avança no processo de reintegração à sociedade", afirma a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Regiane Kieper do Nascimento.
                
Os internos atuam voluntariamente e são beneficiados com a remição da pena, assegurada por lei. Dessa forma, a cada três dias trabalhados, será abatido um dia na pena a ser cumprida.
   
Assessoria de Comunicação – Sejus
 
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard