09/07/2015 09h49 - Atualizado em 16/03/2016 16h22

Internos e egresso do sistema prisional fazem palestra em escola de Cariacica

Pensando em conscientizar os jovens acerca das consequências da criminalidade, três internos que cumprem pena em regime semiaberto na Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) e um egresso do sistema prisional, ministraram uma palestra para 130 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almerinda Portela Colodette, no bairro Vila Progresso, e da Escolinha de Futebol de Nova Rosa da Penha II, em Cariacica.

Por meio de uma conversa descontraída e exibição de vídeos, o grupo expôs aos jovens as experiências vividas na época em que cometeram crimes. Os internos foram acompanhados pela equipe de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), além do diretor da unidade prisional, Fabiano Callegário da Silva, e de inspetores penitenciários da Casa de Custódia.

A ação faz parte do projeto 'Re-formando Vidas', que desde 2013 realiza a manutenção e reforma em prédios públicos e instituições sociais, propiciando espaços mais aconchegantes aos cidadãos e aos servidores públicos.

Além das reformas, os internos também fazem palestras para os estudantes da rede municipal e estadual. Segundo a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, "o projeto é uma contribuição social do preso para a sociedade. Por meio da conversa franca entre internos pré-selecionados e estudantes, eles contam as experiências que tiveram e os motivos que os levaram ao mundo do crime. Desta forma, espera-se que o interno seja colaborador na conscientização de jovens estudantes", explicou Regiane.

Para o interno C.C.M, o momento foi oportuno para alertar os jovens sobre as consequências da criminalidade. "Fico muito feliz em poder dar o meu testemunho, para que os jovens não entrem no mundo do crime. Vale alertá-los para que não cometam o mesmo erro que eu cometi", contou.

O presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE) da Região de Nova Rosa da Penha, Paulo Henrique Ventura Cardeal, que é egresso do sistema prisional, também participou da palestra e contou um pouco de suas experiências aos alunos.

"Na prisão encontrei uma oportunidade de trabalho que me fez ver que valia a pena mudar de vida. Tive impulso para ter o meu próprio negócio. Hoje, sou empresário e possuo uma lanchonete", disse Paulo Henrique Ventura Cardeal.

Após a palestra, a escola e a Associação de Moradores de Nova Rosa da Penha receberam kits de materiais esportivos, compostos por bolas de futebol e redes, confeccionadas por internos do projeto 'Pintando a Liberdade'.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto