Internos e egresso do sistema prisional são premiados em concurso de pintura
Entre os 15 semifinalistas que estavam na disputa, as melhores obras foram da interna Ana Carolina Araujo da Silva, da Penitenciária Feminina de Cariacica, e de Wesley Cardoso, que cumpria pena na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), recebeu alvará, e conquistou a liberdade no dia anterior à cerimônia de premiação.
Antes da seleção, o artista plástico Davi Scárdua de Aquino e a diretora da Fundação Operartes, Adalgisa Rosa, ensinaram técnicas de pintura aos internos participantes. Depois disso, os quadros pintados por homens e mulheres que cumprem pena em unidades da Grande Vitória e do interior foram avaliados por uma comissão formada pelos artistas plásticos Israel Scárdua de Aquino, Regina Caus, Dianni Pereira de Oliveira e João Porto.
Conforme prevê o regulamento do prêmio, cada categoria teve apenas três vencedores (1º, 2º e 3º lugares). Os vencedores receberam medalhas, livros de pintura e terão ainda um almoço com seus familiares. Todos participantes receberam certificados. As obras pintadas pelos internos também vão ilustrar um catálogo.
Cerimônia
Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, o subsecretário para Assuntos Administrativos, Ailton Xavier, a assessora especial de responsabilidade social da ArcelorMittal, Herta Torres, além do gerente geral do Banco do Brasil, Wederson Hulener do Nascimento. Diretores e servidores da Sejus também prestigiaram o evento.
Eugênio Coutinho Ricas também destacou a importância de atividades artísticas e culturais para o processo de ressocialização dos internos. "Para a Secretaria de Justiça é uma alegria realizar um evento como este. A Sejus tem um foco incisivo na ressocialização dos internos e demonstra esse foco, por meio da oferta de educação, trabalho e qualificação profissional, e também, em paralelo, com atividades culturais e artísticas como esse concurso", afirmou.
De acordo com Adalgisa Rosa, diretora da Fundação Operartes - apoiadora do concurso, a expectativa da realização da competição, superou as expectativas de todos que trabalharam para a realização do concurso. "A impressão que tivemos em relação à qualidade técnica dos quadros criados pelos internos foi maravilhosa", afirmou.
A cerimônia de premiação também contou com a apresentação de quatro internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha IV, que cantaram o Hino Nacional Brasileiro e as canções "Sangrando" e "Um homem também chora", de Gonzaguinha, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
Confira os ganhadores do 1º Concurso de Pintura do projeto "Mãos que Falam":
Masculino
1º lugar – Wesley Cardoso (Paes)
2º lugar – Ricardo da Silva Aleixo (PEVV I)
3º lugar - Romildo Braz Correa Vitória (PEVV 2)
Feminino
1º lugar – Ana Carolina Araujo da Silva (PFC)
2º lugar – Sabrina Jaqueline Mendonça (PFC)
3º lugar – Isabela Cezário Beling (CPFCOL)
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES