29/06/2015 15h43 - Atualizado em 16/03/2016 16h36

Internos e servidores da Penitenciária Agrícola concluem curso de qualificação profissional

Sete internos que cumprem pena na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) e sete servidores que atuam na unidade concluíram os cursos de Casqueamento, Ferrageamento e Doma Racional de Equinos. O conhecimento adquirido será utilizado pelo grupo para aprimorar as atividades do projeto de Equoterapia, desenvolvido na unidade prisional.

Os cursos de Casqueamento e Ferrageamento são resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Sindicato Rural Patronal de Viana. Durante as aulas, que totalizaram 40 horas, internos e servidores aprenderam técnicas de limpeza dos cascos e aplicação de ferraduras nos animais do Projeto Equoterapia, desenvolvido na unidade. Ao final do curso, os participantes receberam certificados. As aulas foram ministradas pelo veterinário do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Cláudio Passamani Souza.

Os internos e servidores também participaram de um curso de Doma Racional de Equinos. Por meio de videoaulas, palestras e aulas práticas, o veterinário Cláudio Passamani Souza ensinou técnicas como comunicação com os cavalos, selagem dos animais e montaria.

A Equoterapia é um método terapêutico que emprega a montaria na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas. A atividade também promove o relaxamento, desenvolve novas formas de comunicação, socialização, confiança e autoestima.

"Percebemos que os internos ficaram mais estimulados e satisfeitos por aprenderem as técnicas de cuidado dos cavalos. Com os cursos, eles se comunicam melhor com os animais e aplicam as ferraduras de melhor forma, garantindo a saúde dos animais", contou o diretor da unidade prisional, Carlos Roberto Barbosa.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard