30/12/2014 13h00 - Atualizado em 18/03/2016 16h59

Internos e servidores do sistema prisional capixaba comemoraram o Natal

Em comemoração ao Natal, internos e internas do sistema prisional capixaba participaram de cultos ecumênicos e confraternizações com familiares. Servidores também se mobilizaram, arrecadaram donativos e tornaram mais feliz o Natal de muitas crianças.
 
Os inspetores penitenciários do Centro de Triagem de Viana (CTV) arrecadaram 80 cestas básicas, além de roupas e brinquedos. O material doado foi entregue a uma comunidade carente, localizada no distrito de Taquara, no município de Pedro Canário.

  A campanha foi organizada pelo chefe de segurança do CTV, Laecio Cosme Neves, e contou com o apoio da direção da unidade prisional. As doações foram feitas pelos servidores da unidade, que também receberam apoio de familiares e amigos.

"Dar a quem realmente precisa é muito gratificante. São iniciativas como esta, realizadas pelos inspetores penitenciários, que levam um pouco de dignidade a essas pessoas. Sabemos que essa doação não resolve o problema, mas já ameniza momentaneamente a situação dessas famílias", contou o diretor da unidade, Rodrigo Lopes Loyola.

Já os internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) produziram brinquedos e bolas, que foram doados a 140 crianças da APAE de Viana. Os presentes foram confeccionados pelos internos dos projetos "Eu Faço Arte" e "Pintando a liberdade".

  "Terminamos o ano com o sentimento de que o trabalho desenvolvido pelos presos da unidade pode ser aproveitado e transformado em alegria e esperança de um futuro melhor. Os reeducandos que participaram sentiram-se úteis pois, mesmo privados da liberdade, ajudaram crianças especiais e, de certa forma, atenuaram o dano que já causaram à sociedade", afirmou a diretora da unidade, Luzimar de Oliveira.

A coordenadora da APAE, Helizangela Magalhães Nonato, comemorou a doação. "Fui surpreendida com a notícia que iríamos receber doações de brinquedos produzidos pelos presos da unidade. Fiquei impressionada com a qualidade do artesanato e com o carinho dos presos que fizeram os presentes".

Já os servidores do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) realizaram uma campanha para arrecadação de brinquedos e organizaram uma confraternização para as crianças, durante as visitas, com a presença do palhaço Risadinha e do Papai Noel, que distribuiu os brinquedos arrecadados e doces.

Parte dos brinquedos foi entregue a 95 crianças, durante as visitas. O restante, cerca de 50 brinquedos, foi doado para a campanha da Igreja Católica do Bairro Horizonte.

"Com essas visitas e comemorações, proporcionamos um momento de valorização dos internos. Queremos que eles percebam que, mesmo privados de liberdade, continuam recebendo carinho e amor de seus familiares, além de amparo religioso de voluntários da sociedade civil", contou o diretor da unidade, Vinicius de Mendonça Narciso.


Visitas especiais e comemorações com familiares

Na Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL), 90 internos receberam visitas especiais de seus familiares. Todos participaram de uma comemoração, que contou com a presença de representantes de instituições religiosas e de servidores penitenciários. Um grupo musical, formado por internos da unidade, alegrou a tarde com um repertório de músicas natalinas.

"Estamos conseguindo oportunizar um tratamento penal digno e humanizado a todos os internos. A sociedade já enxerga nosso trabalho como importante e ajuda na inclusão de nossos internos no mercado de trabalho e na sociedade", comemorou o diretor da unidade, Dantas Campostrini Vieira.

Na Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), as visitas contaram com programação especial para as crianças e adolescentes. Em comemoração ao Natal, a direção e a equipe técnica da unidade organizaram uma pequena comemoração, com distribuição de doces para os visitantes e apresentação de teatro infantil. A peça foi encenada pelo Grupo Art Manha e divertiu a todos os presentes.

  "Foi um dos melhores eventos realizados na unidade. Não só as crianças e adolescentes ficaram encantadas com a iniciativa. Os internos também ficaram maravilhados com a comemoração", contou o diretor da unidade, Emídio José Venturim.

Já no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), 164 reeducandas participaram de dois cultos ecumênicos em comemoração ao encerramento das atividades anuais dos Grupos Interconfessionais que prestam assistência religiosa na unidade. As celebrações contaram com a participação de representantes de diversas igrejas, da Pastoral Carcerária e de um grupo espírita.

Além de louvores e adoração, os cultos contaram com a apresentação de um vídeo reflexivo sobre o verdadeiro sentido do Natal, além da distribuição de bombons ao final do evento. O cantor gospel Anderson Freire também participou e levou às internas palavras de esperança e paz e canções que proporcionaram a todos os presentes um momento de comunhão.

"Momentos como estes mostram que estamos no caminho da ressocialização e confirmam a necessidade de fortalecimento espiritual no processo em que as internas se encontram", afirma a diretora do CPFCI, Leida Maria Ayres.


Assessoria de Comunicação – Sejus

Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard