22/09/2014 15h00 - Atualizado em 18/03/2016 10h48

Internos e servidores participam de ação de saúde em unidade de Linhares

Internos e servidores da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) participaram de uma ação de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST's). A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS) de Linhares, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, Hepatite B e C do município, em parceria com as equipes de enfermagem e de segurança da Penitenciária. Durante os quatro dias de ação, cerca de 400 pessoas foram atendidas.

Por se tratarem de doenças, na maioria das vezes silenciosas, a ação teve como objetivo diagnosticar e prevenir as DST's, evitando que internos e servidores tenham a saúde prejudicada ao longo da vida. Desta forma, todos preencheram fichas com dados pessoais e, em seguida, passaram por uma avaliação de sintomas das doenças.

Além disso, foi realizada a coleta de sangue para exames laboratoriais, a fim de diagnosticar doenças como o HIV, a sífilis e as hepatites B e C. Após 30 dias da ação, os resultados dos exames serão encaminhados pelo NAPS à equipe de saúde da unidade prisional.

Além dos servidores da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), os inspetores penitenciários do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) e da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) também participaram da ação, na terça-feira (16). Durante os atendimentos, os servidores preencheram fichas com dados pessoais, foram entrevistados por psicólogos e tiveram sangue coletado para exames laboratoriais.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br