07/07/2016 15h49 - Atualizado em 07/07/2016 15h51

Internos fazem limpeza de terreno em Vila Velha

Cinco internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) estão trabalhando na limpeza de uma área de 500 mil metros quadrados, na divisa dos bairros Guaranhuns e Novo México, em Vila Velha. A atividade no local está sendo realizada há cerca de um mês.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Superintendência dos Projetos de Polo Industrial (Suppin), proprietária da área.

O trabalho é coordenado pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O grupo de internos que faz parte dessa frente de trabalho já realizou reforma, manutenção e limpeza de vários prédios públicos e instituições sociais.

Atualmente, outro grupo de internos trabalha na recuperação de um campo de futebol no bairro Santa Rita, em Vila Velha. Outras ações que contaram com a participação dos detentos foram a limpeza e a recuperação da área do Hospital Infantil, em Vitória, e a limpeza do Almoxarifado Central da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, explicou o trabalho que está sendo feito na área. “Inicialmente, fizemos a retirada de entulho do local. Além disso, foi feita a limpeza da área e um serviço de jardinagem, formando um canteiro com pneus para evitar que o local volte a ser usado para o descarte de restos de materiais”.

Outras melhorias que serão concluídas pelos internos no local são retirada de mato e pintura do meio-fio.

Seleção dos presos

Para selecionar os detentos que podem trabalhar, é feita uma rigorosa avaliação por uma equipe multidisciplinar. Só são escolhidos aqueles que cumprem os requisitos exigidos pela Sejus, como ter escolarização, ter desenvolvido trabalhado voluntário em atividades de apoio à unidade, ter demonstrado interesse pelo trabalho, ter bom comportamento e qualificação profissional exigida para a função.

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard