27/11/2023 17h06

Internos participam da 4ª Jornada de Leitura no Cárcere

Internos do sistema prisional capixaba participaram da 4ª Jornada de Leitura no Cárcere, entre a última quarta-feira (22) e sexta-feira (24). O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Observatório do Livro e da Leitura. Com o tema “Porque a leitura abre portas”, a Jornada foi transmitida para cerca de 400 detentos das unidades prisionais do Estado de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

A subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira Franco Garcia, destacou a importância da educação para a reintegração social. “O objetivo central da Jornada de Leitura é despertar o interesse e fortalecer o acesso à leitura para pessoas privadas de liberdade. Acreditamos que a leitura transforma vidas. No cárcere, os livros também auxiliam na remição da pena. Por meio da leitura e da escrita, é possível adquirir conhecimento, traçar novas metas e objetivos para uma nova trajetória de vida”, disse Silvia Moreira.

A Resolução do CNJ 391/2021, que trata da remição de pena por meio de práticas sociais educativas, foi tema central das discussões. Durante três dias, foram apresentados painéis e debates sobre a leitura como ferramenta de transformação social, com a apresentação de boas práticas e saraus literários, além de momentos formativos sobre como criar clubes de leitura e reflexões da importância dos livros no enfrentamento à intolerância e ao preconceito.

O evento integra as atividades do programa Fazendo Justiça, coordenado pelo CNJ, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, para acelerar transformações no campo da privação de liberdade. Desde 2019, o programa trabalha ações sobre o tema e, recentemente, lançou um Censo e um Plano Nacional de Fomento à Leitura nos Ambientes Prisionais. As atividades são trabalhadas de forma alinhada às ações desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard