16/08/2017 15h25 - Atualizado em 16/08/2017 15h42

Internos participam do V Festival de Xadrez para Estudantes Privados de Liberdade

Vinte internos de quatro unidades prisionais do Estado participam, nesta quinta-feira (17), do V Festival de Xadrez para Estudantes Privados de Liberdade. A competição será realizada na quadra da Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto e no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória, das 14 às 17 horas.

O evento ocorre simultaneamente ao VIII Festival de Xadrez das Escolas da Rede Estadual.

Detentos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) e da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) participam do torneio.

O campeonato será disputado pelo Sistema Suíço em cinco rodadas. O tempo de reflexão para cada xadrezista será de 10 minutos (aplicando-se as regras de xadrez rápido da FIDE - Rapidplay). A pontuação dos atletas deverá obedecer às regras da FIDE, ou seja, vitória um ponto, empate meio ponto e derrota zero.

A competição será dividida em quatro categorias: Categoria Infantil (nascidos a partir de 01/01/2003), Categoria Juvenil (nascidos de 31/12/2000 até 01/01/2002), Categoria EJA (nascidos em datas anteriores a 2000) e Categoria Especial. A premiação é de medalhas para o 1º ao 10° lugar de cada categoria e troféu para os campeões feminino e masculino.

O Festival

O evento é promovido com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Faculdade Serrana (Farese), da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

A competição visa incentivar a integração dos conhecimentos, auxiliar na ressocialização dos estudantes privados de liberdade e proporcionar novos conhecimentos, desafios e resgate de valores. Em sua quinta participação, os internos terão a oportunidade de vivenciar algo que proporcionará um momento de descontração e aprendizado.

O Festival é voltado para os alunos da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. A realização do campeonato fomenta o ensino e a prática de xadrez nas escolas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br