30/10/2018 11h41 - Atualizado em 30/10/2018 14h59

Internos participam do VI Festival de Xadrez para Estudantes Privados de Liberdade

Vinte internos de três unidades prisionais do Estado participam, nesta terça-feira (30), do VI Festival de Xadrez para Estudantes Privados de Liberdade. A competição será realizada na quadra da Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto e no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória.

O evento ocorre simultaneamente com o IX Festival de Xadrez das Escolas da Rede Estadual. Detentos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) e da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) participam do torneio, disputando entre si o 1º, 2º e 3º lugar nas categorias masculina e feminina.

A competição será dividida em quatro categorias: Infantil, Juvenil, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Especial. A premiação será com a entrega de medalhas para os dez primeiros colocados de cada categoria. Os campeões das categorias feminina e masculina receberão troféus.

O torneio será disputado pelo Sistema Suíço, em cinco rodadas. O tempo de reflexão para cada xadrezista será de 10 minutos (aplicando-se as regras de xadrez rápido da Fide – Rapidplay).

O Festival

O evento é promovido com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Faculdade Serrana (Farese), da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

A competição visa incentivar a integração dos conhecimentos, auxiliar na ressocialização dos estudantes privados de liberdade e proporcionar novos conhecimentos, desafios e resgate de valores.

Em sua sexta participação, os internos terão a oportunidade de vivenciar um momento de descontração e aprendizado.

O Festival é voltado para os alunos da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. A realização do campeonato fomenta o ensino e a prática de xadrez nas escolas.

O Xadrez que Liberta

O programa "Xadrez que Liberta" vem sendo aplicado desde 2008 em várias unidades prisionais e tem apresentado grandes resultados no rendimento e na ressocialização dos detentos, uma vez que a iniciativa visa desenvolver habilidades dos internos de forma a torná-los ainda mais produtivos durante o cumprimento da pena e ao conquistarem a liberdade.

Atualmente, 3.621 internos, de 29 Unidades Prisionais do Estado, participam do programa que, inicialmente, foi implantado no Presídio de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, com um grupo de internos que tinham intervenções de aprendizagem.

A iniciativa partiu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Serviço:

IX Festival de Xadrez da Rede Estadual do Espírito Santo
Data: 30 de outubro
Horário:13h
Local: Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto – Quadra Poliesportiva (Avenida Leitão da Silva, Santa Lúcia, Vitória)

VI Festival de Xadrez de Estudantes em Privação de Liberdade
Data: 30 de outubro
Local: Auditório da Sedu (Avenida César Hilal, 1111, Santa Lúcia, Vitória)

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu

Informações à imprensa: