09/07/2021 12h06 - Atualizado em 09/07/2021 12h07

Internos trabalham em hortas comunitárias, plantio e limpeza em parques de Cariacica

Internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) participam de ações que contribuem para a ressocialização por meio do trabalho. Eles fazem parte do projeto “Plantando o Bem”, da Vara de Execução Penal de Vila Velha, que firmou parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Prefeitura de Cariacica para absorção de mão de obra de detentos.

O trabalho inclui a produção de hortas comunitárias em três Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município, localizados nos bairros Padre Gabriel, Mucuri e Campo Verde. Há cerca de 30 dias, eles atuam na preparação dos canteiros, com o manejo da terra, e o plantio de diversas mudas de hortaliças. As hortas serão, posteriormente, administradas pela comunidade local para consumo dos moradores da região.

A limpeza e o plantio de grama no parque municipal "O Cravo e a Rosa", situado entre os bairros de Nova Brasília e Itacibá, e o Parque de São Conrado, também fazem parte da iniciativa. De acordo com o diretor da PSC, Weleson Vieira de Souza, a parceria promove a inclusão social.

“Todos os detentos que participam do projeto passam por uma avaliação prévia antes de iniciar os trabalhos. Eles já estão em regime semiaberto e na fase final do cumprimento de pena. É um projeto que vai além do trabalho com a terra, é um estímulo a fazer o bem”, destaca Weleson Vieira de Souza.