05/07/2017 14h15 - Atualizado em 06/07/2017 12h14

Internos trabalham no cultivo de horta em Viana

Internos que cumprem pena na Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I), em Viana, estão trabalhando no cultivo de uma horta. O espaço de cultivo de hortaliças e legumes funciona na área interna da unidade prisional.

Atualmente, três detentos trabalham, de forma voluntária, na horta. Produtos como couve, cebolinha, alface, batata doce, amendoim, gengibre, tomate, pimenta, coentro, salsa e repolho são cultivados no local.

Tudo que é colhido é doado aos familiares dos detentos. A entrega dos alimentos ocorre semanalmente na unidade, nos dias de visitação.

Os internos envolvidos no projeto atuam voluntariamente, mas têm direito à remição da pena. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, um dia da pena é abatido.

“O cultivo da horta traz benefícios para todos. Os detentos sentem-se úteis, produtivos, e os familiares se orgulham em ver esse processo de mudança dos detentos. Além de fortalecer os laços entre os internos e seus familiares, essa iniciativa também contribui para a nutrição dessas famílias”, explica o diretor da penitenciária, Manoel Leite Neto.

Hortas em presídios

Atualmente, detentos que cumprem pena em onze unidades prisionais trabalham no cultivo de hortaliças e legumes, em hortas que funcionam no interior das unidades prisionais.

A maior parte do que é produzido nessas onze hortas é doada a familiares de detentos e a instituições de caridade, como orfanatos, asilos e hospitais. Também há unidades que utilizam os produtos na alimentação dos internos.

Em algumas unidades, os internos que trabalham nas hortas possuem experiência em horticultura e conhecem as técnicas de manipulação da terra e das sementes em geral. Já em outras unidades, antes de plantar as sementes, eles recebem orientações de profissionais, por meio de cursos de qualificação ou de parcerias com voluntários.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard