15/02/2016 15h40

Internos voltam às aulas nesta segunda-feira (15)

Nesta segunda-feira (15) começou o ano letivo 2016 para os internos que estudam nas unidades prisionais do Estado. Cerca de 3,5 mil detentos voltam a estudar em 105 salas de aula, localizadas em 30 unidades, na Grande Vitória e no interior. Desses, 2.442 estão matriculados no Ensino Fundamental e 1.093 no Ensino Médio.

A oferta de educação nas unidades prisionais, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), é resultado da parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e a de Estado da Educação (Sedu).

O ano letivo começa com algumas novidades. A Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) ofertará vagas de Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para 27 internos. No total, a penitenciária tem 102 detentos matriculados neste ano.

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha V, foi feita uma reorganização curricular, que permitiu a inclusão da oferta do 3º ano do Ensino Médio. Já na Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv), houve mudança na modalidade de ensino oferecida, que passou de semipresencial para presencial. Inicialmente, as  vagas são para o primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Outro avanço que marca o início do novo ano letivo foi a recontratação dos profissionais da Educação que atuaram em 2015 nas unidades prisionais e que apresentaram bom desempenho em avaliações feitas pela Sedu. Eles tiveram suas vagas garantidas para atuar por mais um ano com o público privado de liberdade.

“A Lei de Execução Penal afirma que a assistência ao preso é dever do Estado e a Sejus tem aperfeiçoado, ano a ano, a oferta da educação aos custodiados.  Buscamos não apenas ampliar o número de presos estudando, mas também qualificar a oferta, possibilitando ao detento uma reflexão sobre seu retorno à sociedade de forma digna e consciente”, explica a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664