02/05/2022 17h56

Maio começa com mais de 300 vagas de qualificação para internos do sistema prisional

Nesta segunda-feira (02), teve início no Complexo de Viana o curso de Costureiro Industrial, com carga horária de 200 horas. A formação é ofertada em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), sendo 20 vagas disponibilizadas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, reforçou que tem investido em educação formal e profissional nas unidades, contribuindo com a qualificação e a ressocialização dos internos.

“Entendemos que educação e capacitação para as atividades laborais são prioridades na área da ressocialização, pois oportunizam a transformação profissional. No último ano, atingimos o maior índice de pessoas privadas de liberdade trabalhando. Para este ano, além de incentivar e fortalecer as atividades laborais, estamos firmando parcerias que nos permitam ofertar qualificação profissional aos internos, egressos e seus familiares. Neste mês, com o apoio da Sectides e do Senai, são mais de 300 novas vagas em cursos que os preparam e atendem o mercado de trabalho”, destacou o secretário.

Ao longo do mês de maio, outras qualificações serão iniciadas, em parceria com a Sectides: curso de almoxarife, que será ministrado na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim; formação em confeitaria para internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares; depilação para internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica; operador de supermercados, atendendo à Penitenciária Semiaberta de Cariacica, e, assistente de controle de qualidade, que será ofertado na Penitenciária de Segurança Média de Colatina e no Centro Prisional Feminino de Colatina.

Além dessas formações, a Sejus, em parceria com o Senai, vai abrir turmas do curso de eletricista no Complexo de Viana e na Penitenciária Regional de São Mateus; de pintor, na Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina; de pedreiro, na Penitenciária Regional de Linhares, de instalador hidráulico, na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco; e, de gesseiro, na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha.

A subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Rocha Mitleg Bayerl, explicou que a seleção dos participantes foi feita considerando uma avaliação realiza por uma equipe multidisciplinar da própria unidade prisional.

“Cada unidade conta com uma equipe técnica, multidisciplinar, que atende a população carcerária, identificando o perfil, a demanda e a aptidão individual. Eles acompanham o interno durante todo o período e realizam os encaminhamentos aos diversos projetos e atividades desenvolvidos na unidade prisional. Cada parceria firmada é uma nova oportunidade de qualificação que muito nos alegra, pois são fundamentais para a reinserção dessas pessoas na sociedade”, pontuou a subsecretária.

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664