03/06/2022 13h56

‘Maternar Lactantes Presas’ é tema do 3º Workshop pela Primeira Infância

O projeto “Maternar Lactantes Presas”, implementado no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), unidade prisional administrada pela Secretaria da Justiça (Sejus), foi tema do 5º painel apresentado no 3º Workshop pela Primeira Infância nessa quinta-feira (02). O evento, com o tema “Investir no começo da vida para transformar gerações”, é realizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

 

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica e coordenadora do Núcleo Técnico pela Primeira Infância na Sejus, Graciele Sonegheti Fraga, destacou a importância das ações a serem desenvolvidas nas unidades prisionais para a proteção da primeira infância. O “Maternar Lactantes Presas”, um dos projetos desenvolvidos, propõe ações voltadas ao cuidado com as gestantes, lactantes e bebês que se encontram no sistema prisional, com base no marco legal da primeira infância e em pesquisa científica.

“É uma honra participar deste evento e apresentar as ações desenvolvidas no sistema prisional em prol da proteção da primeira infância. Sabemos que muitos são os desafios, mas o Plano Estadual pela Primeira Infância viabiliza a articulação de maneira intersetorial com os demais representantes, possibilitando um maior cuidado ao desenvolvimento infantil”, ressaltou Graciele Sonegheti.

 

Na penitenciária feminina, há um espaço adequado para lactantes presas e os bebês delas. O local conta com berçário, quartos humanizados, brinquedoteca, banheiros e outros equipamentos que criam um ambiente salubre e lúdico, propício ao desenvolvimento das crianças. Enquanto estão no berçário materno-infantil, as internas mamães recebem acompanhamento psicossocial, que fomenta a relação díade mãe-bebê, além de outras ações específicas para dar condições ao desenvolvimento infantil das crianças que estão nos presídios.

 

O “Maternar Lactantes Presas” será implantado em todas as unidades prisionais femininas do Estado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard