Moderniza-ES participa de Encontro de Gestores de Operações de Crédito do Espírito Santo
O Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional do Espírito Santo (Moderniza-ES), da Secretaria da Justiça (Sejus), participou do evento “Integração da Rede de Gestores de Operações de Crédito do Espírito Santo”, uma iniciativa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). A reunião aconteceu na tarde dessa quinta-feira (06) no HUBES+, em Vitória.
O coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, representou o programa no encontro, que reuniu gestores de diversas instituições para compartilhar desafios, boas práticas e lições aprendidas na condução de operações de crédito.
A abertura foi feita pela subsecretária de Capacitação de Recursos da SEP, Andressa Rodrigues Pavão, que destacou a importância do compartilhamento de informações. “O encontro proporciona um importante momento de troca de conhecimento e compartilhamento de boas práticas, fortalecendo a integração entre os gestores e contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão dos projetos de operação de crédito do Governo do Estado do Espírito Santo”, afirmou.
Também esteve presente a secretária de Estado de Economia e Planejamento em Exercício, Juliani Johanson. O objetivo foi promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a integração entre as unidades gestoras que atuam no Estado.
A proposta é transformar as UGPs/UIPs em referências de excelência na execução de programas de financiamento, com foco em pessoas capacitadas, processos otimizados e governança efetiva.
Durante a tarde, foram apresentadas as experiências de programas do Estado financiados por bancos internacionais e nacionais. A responsável pela Unidade de Monitoramento (UMON) da SEP, Nitza Barros Mozelli também apresentou uma palestra sobre como é feita a programação orçamentária e financeira dos programas.
“Esse intercâmbio de experiências entre os programas é salutar. Espero que se repita mais vezes para que haja uniformidade de ações das diversas unidades gestoras de programas financiados por organismos multilaterais”, destacou o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira.
Sobre o Moderniza-ES
O Moderniza-ES é um programa inovador financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que reúne investimentos de US$ 102,9 milhões voltados à ampliação e modernização dos serviços prestados pela Sejus. A iniciativa contempla ações nas áreas de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.
O programa é estruturado em quatro componentes principais: fortalecimento dos programas de reinserção social, modernização da gestão e da tecnologia, melhoria da infraestrutura penitenciária e administração do programa.
Entre as ações previstas, estão a construção de Centros de Reintegração Social que contribuirão para reduzir a taxa de ocupação do sistema prisional. Também estão incluídas a ampliação de projetos de ressocialização, a adequação de sistemas de energia, água e saneamento, a construção de estruturas de alimentação e lavanderia, além da implementação de um sistema integrado de gestão da informação e soluções de cibersegurança.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Moderniza-ES
Luisi Pessôa
(27) 99928-1755
luisi.almeida@sejus.es.gov.br