Moderniza-ES: Sejus recebe capacitação do BID para aperfeiçoar a gestão de projetos
Servidores que atuam na condução do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional do Espírito Santo (Moderniza-ES), da Secretaria da Justiça (Sejus), participaram de uma oficina de planejamento ágil com a metodologia PM4R, promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com início nessa quinta-feira (27), o treinamento teve duração de 16 horas, com encerramento nesta sexta-feira (28), em Vitória.
A capacitação tem como objetivo fortalecer as competências das equipes envolvidas na execução de projetos, aprimorando métodos, processos e a eficiência na entrega de resultados.
O coordenador-geral da UGP do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, recebeu a equipe do BID, representada pelo especialista setorial sênior em Segurança Cidadã e Justiça, Rodrigo Pantoja, e pelo diretor do Programa PM4R, Agustin Sarria. Também integram a comitiva do banco os instrutores da oficina e analistas de operações, Arthur Araujo e Haroldo Vieira; a analista de operações, Pétala Araújo; e a consultora externa Ariadina Astori Porto.
O coordenador-geral da UGP do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, fez uma breve apresentação do Moderniza-ES e seu atual cenário no Espírito Santo. Em seguida, foi dado início ao workshop.
O Moderniza-ES prevê um investimento da ordem de US$ 102,9 milhões, financiado pelo BID.
O programa está estruturado em três eixos: fortalecimento dos programas de reinserção social; modernização da gestão e da tecnologia; e melhoria da infraestrutura penitenciária, incluindo a construção de dois Centros Integrados de Ressocialização.
Sobre a metodologia PM4R
A metodologia PM4R reúne ferramentas de boas práticas internacionais para otimizar recursos, qualificar o planejamento e aprimorar o monitoramento das ações, contribuindo para maior eficácia e transparência na execução dos programas.
O diretor do Programa PM4R, Agustin Sarria, explicou sobre a metodologia criada pelo BID.
"Fazer o mesmo nunca fez a diferença, por isso aprender novas ferramentas que façam o gerenciamento de projeto mais simples, é muito importante. PM4R cria uma linguagem comum e ajuda a equipe a entender os papéis que cada um tem na execução dos projetos. É uma oportunidade para identificar os gargalos e pensar em equipe como reduzi-los, melhorando as entregas e os prazos de execução", explicou Sarria.
O coordenador-geral da UGP, Vinícius Teixeira, destacou a importância da qualificação dos servidores e colaboradores para o sucesso do programa. “Os princípios da metodologia PM4R Ágio, como o compromisso com o resultado e a efetivação de entregas frequentes de valor, são essenciais para a mudança de mentalidade dos nossos colaboradores e, com isso, viabilizar o alcance das metas do Moderniza-ES”, informou Teixeira.
Com a oficina, espera-se que os profissionais da UGP ampliem suas habilidades em planejamento, adotando práticas consolidadas de gestão de projetos. O objetivo é garantir que as iniciativas do Moderniza-ES sejam executadas com foco em resultados e plenamente alinhadas aos padrões de qualidade estabelecidos pelo BID.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
Assessoria de Comunicação do Moderniza-ES
Luisi Pessôa
(27) 99928-1755