27/06/2017 16h27 - Atualizado em 27/06/2017 16h35

Móveis e plantas produzidos por internos são doados ao Ministério Público Estadual

Foto: Assessoria de Comunicação do MPES

O trabalho de internos de Vila Velha e de Viana agora pode ser visto na sede do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

Móveis produzidos por internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III) e plantas cultivadas por detentos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) foram doados à instituição para serem usados na sede da Promotoria de Justiça, no bairro Boa Vista II, em Vila Velha, onde funciona o Getep.

Três sofás, uma mesa de canto, uma mesa de centro, um cachepô de parede e uma placa com o símbolo do MPES foram produzidos por dois internos, que têm experiência em marcenaria, adquirida dentro do sistema prisional.

Além dos móveis já entregues, os detentos estão trabalhando em outras peças para o mesmo órgão. Todo o material usado para confeccionar as peças foi cedido pelo Getep.

Os detentos produziram o mobiliário em uma oficina instalada na unidade, em que realizam serviços de reforma e produção de móveis para setores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), além de outras instituições públicas. O material usado é cedido por parceiros como o MPES.

Além dos móveis, plantas cultivadas por detentos que participam do projeto Florescer, da Paes, também foram doadas ao Getep para ornamentação de um jardim de inverno e de uma sala de reuniões.   

O cultivo é feito por seis detentos, que produzem espécies ornamentais como bromélias, cactos, agave verde e palmeira. A produção é doada para a ornamentação de espaços públicos.

Os internos que trabalham no projeto recebem a qualificação necessária em cursos ministrados na unidade prisional. Eles trabalham voluntariamente e têm direito à remição de pena. A cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard