04/11/2016 12h16

Novembro Azul: Internos de Viana assistem a palestra e fazem exames

Detentos da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), em Viana, assistiram nesta quinta-feira (03) a uma palestra sobre câncer de próstata. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, realizada em todo o país, que tem como objetivo informar e alertar os homens sobre a prevenção da doença.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Paulo Ribeiro Barbosa Santos, que atua no Hospital Santa Rita, e contemplou todos os internos da unidade. Ele abordou a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer, segundo o Ministério da Saúde.

Além da palestra, os internos da unidade prisional tiveram amostras de sangue coletadas para a realização do exame PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

É recomendado que o exame seja feito anualmente por homens acima dos 45 anos, perfil dos detentos da unidade. Em conjunto com o exame de toque retal, o PSA é o teste mais utilizado e eficaz para diagnosticar a doença. Porém, para a confirmação do câncer, é necessário realizar a análise de parte do tecido, obtida pela biópsia da próstata.

Caso algum interno apresente alteração no exame PSA, a equipe de saúde irá encaminhá-lo para consulta com um especialista.

O diretor da Penitenciária, Bruno Nienke Machado, explica que “a iniciativa faz parte das ações preventivas de saúde realizadas pela Sejus e contribui para a conscientização dos detentos sobre os cuidados e a prevenção do câncer”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard