01/04/2016 14h50 - Atualizado em 01/04/2016 14h56

Novo secretário de Justiça toma posse

O novo secretário de Estado da Justiça, o delegado Federal Walace Tarcísio Pontes, tomou posse na tarde desta quinta-feira (31). A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Walace Tarcísio Pontes substituirá o também delegado Eugênio Coutinho Ricas, que, na ocasião, também tomou posse como secretário de Estado de Controle e Transparência.

As mudanças no Governo do Estado acontecem por conta da saída do promotor Marcelo Zenkner da Secont após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a atuação de promotor ou procurador em cargos do Poder Executivo.

Durante a solenidade de posse dos novos secretários, o promotor Marcelo Zenkner, que deixou a pasta de Controle e Transparência, apresentou o balanço das atividades realizadas enquanto esteve à frente da secretaria.

Foto: Frederico Loureiro

O governador Paulo Hartung lamentou publicamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a atuação de promotor ou procurador em cargos do Poder Executivo. Aos secretários empossados, Hartung ressaltou confiar no trabalho que será realizado por conta do passado público bem sucedido.

“Decisão judicial não se discute, se cumpre, porém não posso deixar de relatar que estou com um misto de tristeza pela saída de Marcelo Zenkner e com muito orgulho por todo trabalho que foi feito. Crescemos todos com essa experiência e o mais importante, o Governo do Estado está conseguindo criar bons quadros para que, independente da posição que ocupem, possa interferir positivamente na sociedade”, destacou o governador.

Em seu discurso, o secretário Eugênio Ricas fez um breve balanço das ações à frente da Sejus e agradeceu aos servidores. “Saio com a sensação de dever cumprido e muito grato a todos aqueles que trabalham dia a dia por um sistema prisional cada vez melhor”.

Em seu discurso, o novo secretário Walace Tarcísio Pontes, agradeceu à confiança e assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo secretário Eugênio Ricas.

“É com muito orgulho que passo a integrar tão seleta equipe de governo. Paralelamente à missão que me foi repassada, no trabalho de continuidade da administração do sistema prisional capixaba, buscarei aproximar ainda mais a Secretaria de Estado da Justiça dos diversos seguimentos sociais que se preocupam com o sistema prisional capixaba”, afirmou Walace Pontes.

Walace Tarcísio Pontes

Walace Tarcísio Pontes é formado em direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é pós-graduado em teoria dogmática da constituição e mestre em história social das relações políticas. Walace Pontes também é pós-graduado pela Escola Superior de Guerra (ESG) em Altos Estudos em Políticas e Estratégia. Walace ingressou na Polícia Federal (PF) em 1985 onde foi agente por 11 anos e delegado há 20 anos. No Espírito Santo, entre as funções ocupadas na PF, Pontes já foi corregedor regional, delegado regional executivo e superintende interino.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664