10/02/2022 09h32

Oferta de 300 vagas para cursos de qualificação no sistema prisional

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) iniciaram, nesta semana, diversos cursos de qualificação profissional voltados para o sistema prisional. Ao todo, 300 vagas serão ofertadas no mês de fevereiro.

Entre os cursos estão Instalador Hidráulico Residencial; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Pedreiro de Alvenaria; Organizador de Evento; Manicure e Pedicure; Depilador; Pintor de Obras Imobiliárias e Padeiro. Até o momento, as aulas tiveram início na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL) e Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), beneficiando 120 internos.

Até o final deste mês, outras unidades prisionais serão atendidas com a oferta de mais 180 vagas, incluindo o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) e Penitenciária Regional de Linhares (PRL).

Já a Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV III), receberá o curso de Suporte de Tecnologia da Informação (TI), em parceria com a JA Brasil, no início de março. A carga horária dos treinamentos varia entre 160 e 300 horas cada.

A subsecretária de Estado de Ressocialização da Secretaria da Justiça, Karina Rocha Mitleg Bayerl, ressaltou a importância da parceria com as demais instituições para a oferta de cursos de qualificação profissional aos custodiados. “Por meio dessas parcerias, conseguimos ampliar a oferta de vagas para o sistema prisional e fortalecer nosso programa de ressocialização com a capacitação de internos para o mercado de trabalho. São cursos desenvolvidos por instituições sérias e com conhecimento técnico”, destacou.

Balanço 2021

Em 2021, foram ofertadas 752 vagas de cursos de qualificação profissional aos internos do sistema prisional capixaba. Os cursos contemplaram diversas áreas, entre elas, ambiente e saúde; produção alimentícia; gestão e negócios; informação e comunicação; produção industrial e infraestrutura; turismo, hospitalidade e lazer, entre outros.

Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664