12/07/2019 16h22 - Atualizado em 12/07/2019 16h27

Conselho Penitenciário do Espírito Santo visita Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Sejus

Membros do Conselho Penitenciário do Espírito Santo (Copen-ES) se reuniram com a Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) na manhã desta sexta-feira (12).  A visita teve o objetivo de aprofundar o conhecimento do trabalho e procedimentos adotados pela DOT nas unidades prisionais.

O presidente do Conselho Penitenciário, Ulisses Reisen de Oliveira, ressaltou ter sido de grande valor conhecer mais a fundo a metodologia e gestão da DOT. “Temos que parabenizar a diretoria pelo excelente trabalho que tem siso desenvolvido nas unidades prisionais do Estado. Destacar a harmonia e sensibilidade que encontramos na equipe composta por inspetores penitenciários efetivos que demonstram o cuidado nas abordagens e o respeito às questões humanas”, disse.

O diretor da DOT, Vinícius Nogueira do Nascimento, destacou a importância dessa proximidade.  “Mostrar como atuamos para quem acompanha e fiscaliza os procedimentos nas unidades prisionais quebra muitos paradigmas. Essa proximidade é extremamente importante para que conheçam nossas ações. Nossa missão é manter a ordem nas unidades, mas fazemos isso sempre pautados pela ética”, explicou Nogueira.

Sobre a DOT

A Diretoria de Operações Táticas (DOT) é uma unidade especializada da Sejus que atua em missões não convencionais com o objetivo de manter a ordem e a disciplina nas unidades prisionais. Restaurar a ordem dos presídios em situações de crise, prover a segurança, realizar vistorias nas celas das penitenciárias, bem como treinar e coordenar a atuação de cães farejadores e de controle, são algumas das atividades desenvolvidas pela DOT.

Todos os integrantes da equipe são servidores efetivos penitenciários que, após o período mínimo de dois anos de vivência nas unidades prisionais, podem se inscrever e participar do processo de formação e seleção para integrar a equipe de elite da Secretaria.

Para isso, o treinamento inclui uma grade curricular extensa que abrange diversas áreas de atuação, tais como escolta, abordagem, intervenção, trabalho em equipe, atividade física e noções de sobrevivência.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / (27) 99933-8195 / (27) 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard