14/10/2016 15h48 - Atualizado em 18/10/2016 13h50

Outubro Rosa: internas do sistema prisional fazem mamografia

A partir deste sábado (08), todas as mulheres custodiadas em presídios do Estado que apresentam fator de risco para o câncer de mama farão o exame de mamografia. Ao todo, são 131 mulheres, de unidades prisionais da Grande Vitória e do interior.

A oferta de mamografias faz parte das ações da campanha Outubro Rosa e ocorre pelo sexto ano consecutivo. Os exames são ofertados por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

Conforme o cronograma, serão atendidas 100 detentas na Grande Vitória e 31 no interior. As internas de Cariacica, Viana e Colatina farão os procedimentos no Hospital Santa Rita, em Vitória. E, as de Cachoeiro e São Mateus serão atendidas em hospitais destes municípios.

Se durante os exames forem observadas alterações , as detentas serão encaminhadas para consultas com médicos especialistas.

“O câncer de mama é o segundo tipo mais incidente entre a população feminina mundial. A maior causa de mortalidade tem sido o diagnóstico tardio da doença e a campanha Outubro Rosa traz a oportunidade de todas as mulheres, sem distinção, terem acesso às informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre as formas de prevenção da doença e proporcionando maior acesso a exames para o diagnóstico precoce e ao tratamento do câncer”, explica a gerente de Saúde da Sejus, Luciana Vaneli.

Preparação

Durante o mês de setembro, antes do início das ações do Outubro Rosa, as equipes de saúde de todas as unidades prisionais femininas participaram de uma capacitação ofertada pela Afecc. Durante a qualificação, os servidores receberam orientações acerca da análise, em exames clínicos, dos fatores de risco do câncer de mama. Também receberam informações sobre como realizar o encaminhamento das detentas que necessitam passar pela mamografia.

Após o treinamento, as equipes realizaram oficinas de conscientização sobre o câncer de mama para que as internas, antes de serem submetidas ao procedimento, realizassem também o autoexame das mamas.

“No decorrer de todo o ano, as equipes de saúde desenvolvem ações com as detentas, mas a participação delas na campanha, pelo sexto ano consecutivo, tem trazido bons resultados com a participação de servidores, familiares e das próprias detentas no processo de promoção à saúde”, completa a gerente.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard