Outubro Rosa: Internas farão mamografia durante todo o mês
Pelo sétimo ano consecutivo, detentas da Grande Vitória e do interior farão exames de mamografia. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer de mama. Neste ano, 151 mulheres serão atendidas.
As internas custodiadas em unidades prisionais de Cariacica e Viana farão os exames no Hospital Santa Rita, em Vitória. A oferta das mamografias é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).
Já as detentas de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus farão o exame em hospitais locais, com o apoio dos municípios.
As internas que apresentarem alguma alteração no exame serão encaminhadas para consultas com médicos especialistas.
A gerente de Saúde do Sistema Penal da Sejus, Luciana Vaneli Gama, destaca a importância das ações de prevenção da doença. “A detecção precoce do câncer de mama é um fator primordial para o tratamento bem sucedido e a mamografia é o único exame eficaz para a redução da mortalidade em decorrência do câncer de mama”.
Palestras
Antes do início das ações do Outubro Rosa, uma equipe da Afecc esteve na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) e ministrou uma palestra para servidores da unidade prisional e internas sobre a prevenção e os fatores de risco do câncer de mama.
Além dos exames, ao longo do mês, serão realizadas ações nas outras unidades femininas para a conscientização sobre o câncer de mama.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732