08/04/2019 11h26

Parceria amplia oferta de cursos profissionalizantes aos presos e egressos da Sejus

Cerca de mil internos e egressos do sistema prisional vão participar de cursos profissionalizantes ofertados pelas Secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). As atividades acontecem entre os meses de abril e julho.

O objetivo da parceria entre as duas pastas é ofertar mais qualificação profissional às pessoas privadas de liberdade para oportunizar um recomeço pós cárcere.

Ao todo, sete unidades prisionais oferecerão os cursos de qualificação, com 40 turmas já formadas. Todos eles são voltados à inserção profissional ou buscam fomentar o pequeno empreendedorismo. Há turmas para formação de auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo, recepcionista, costureiro industrial, maquiador e design de sobrancelha.

“Nós acreditamos que o caminho para a ressocialização dos internos é feito por meio do trabalho e da educação. Temos muitas histórias de pessoas que, após o cumprimento da pena, seguiram trabalhando nas empresas que estavam vinculadas no período de reclusão, e de outras que empreenderam ou conseguiram oportunidades a partir de uma habilidade que conquistaram em cursos e projetos que desenvolvemos” ressalta a subsecretária de Ressocialização, Roberta Ferraz.

Escritório Social

Também serão iniciadas sete turmas voltadas aos egressos assistidos pelo Escritório Social. Serão atendidas um total de 140 pessoas, que poderão participar dos cursos de informática básica, auxiliar de estoque, confeitaria, decoração de festa, maquete de bolo e empreendedorismo.

O Escritório Social conta como uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais que avalia e monitora os egressos atendidos. Os profissionais oferecem suporte, orientação e encaminhamentos necessários nas áreas de saúde, educação, trabalho e regularização de documentos, de acordo com as necessidades desta parcela da população.

Supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Governo do Estado, o Escritório oferece atendimento aos egressos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Beira-Mar, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, no Centro de Vitória.

Trabalho e Educação

Além disso, a Educação de Jovens e Adultos para pessoas em privação de liberdade ocorre em 30 unidades do Estado e atende a aproximadamente 3.600 alunos. Cerca de 3.400 internos trabalham em mais de 200 empresas, instituições ou órgãos públicos.

A Secretaria também mantém mais de 200 projetos desenvolvidos nas Unidades Prisionais que contribuem com a qualificação do interno, nos quais têm a oportunidade de aprender costura, marcenaria, cuidados com horta ou animais e outros. A proposta é intensificar e aprimorar o desenvolvimento desses projetos.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

E-mail: imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard