Peças produzidas por internos são expostas em evento de Direitos Humanos
Brinquedos, quadros e peças decorativas produzidas por internos de duas unidades prisionais foram expostos, nesta semana, em um evento realizado na Casa do Cidadão, em Vitória, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro.
A produção dos brinquedos é feita por detentos que cumprem pena na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) e participam do projeto Fábrica de Sonhos. Já os quadros e peças artesanais são produzidos por internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV V).
O projeto Fábrica de Sonhos é realizado desde outubro na Penitenciária Agrícola e, atualmente, conta com 20 internos trabalhando voluntariamente nessa iniciativa.
Usando materiais sustentáveis, eles confeccionam itens como jogos de argolas, casa de bonecas, cai não cai, bonecas de pano e dedobol.
A diretora da unidade, Leizielle Marçal Dionízio, explica que os brinquedos produzidos pelos internos serão doados na próxima semana a instituições que atendem a crianças.
“Além de oferecer uma ocupação aos internos, o projeto permite que eles contribuam para a sociedade de forma positiva, levando alegria para as crianças que receberão os brinquedos produzidos por eles na unidade”.
Os internos que participam do projeto têm direito à remição da pena, como prevê a Lei de Execução Penal. A cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena a ser cumprida.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195