25/10/2018 12h52

Penitenciária Agrícola promove ações em comemoração ao Outubro Rosa

A Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), localizada no Complexo de Viana, está realizando ações de conscientização em comemoração ao “Outubro Rosa”. As atividades tiveram início na última sexta-feira (19) e serão encerradas na próxima semana.

A ação foi dividida em três etapas: na sexta-feira, a Unidade Prisional ofereceu um café da manhã para os servidores e, em seguida, o grupo assistiu a uma apresentação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Já nesta quarta-feira (24), as atividades foram voltadas para os familiares dos detentos durante o atendimento familiar realizado pela unidade ao longo do dia. Além das orientações de prevenção, as visitantes também receberam mudas de flores cultivadas pelos próprios internos da Paes.

Na próxima terça-feira (30), a ação será voltada para os internos da unidade, que irão receber instruções preventivas, encerrando as atividades.

“O incentivo à prevenção é fundamental. Por isso, neste ano, resolvemos abranger, além dos detentos e servidores, as famílias dos reeducandos. Aguçando, assim, a responsabilidade social de um todo”, destacou a diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), Leizielle Marçal.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram ao movimento em favor da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

No Espírito Santo, as ações do Outubro Rosa são coordenadas, desde 2010, pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). O mês é marcado por uma programação intensa envolvendo instituições públicas, privadas e o terceiro setor.

Entre as ações de conscientização que acontecem durante o mês de outubro, a mais simbólica é a iluminação rosa que toma conta de monumentos históricos, prédios públicos e privados, chamando atenção para a campanha e sua importância. As atividades da campanha incluem ainda palestras educativas, campanhas de doação, atividades culturais e esportivas, oferta de exames gratuitos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard