20/11/2015 14h53 - Atualizado em 28/12/2015 16h57

Penitenciária Agrícola recebe visita de representantes da sociedade civil

A Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) recebeu, na última terça-feira (17), a visita de representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Prefeitura de Viana, que conheceram o projeto de Equoterapia, realizado na unidade desde julho deste ano.

Estiveram presentes na visita o presidente da Apae de Viana, Braz Antônio da Silva, o presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), Washington Luiz Sieleman Almeida, o procurador jurídico da Federação, Maurílio José Martins Inez, o secretário de Serviços Urbanos de Viana, Ledir Porto e o superintendente municipal de governo de Viana, Wanderson Borghardt Bueno.

Acompanharam a visita o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, o diretor de Operações Táticas (DOT) da Sejus, Fernando Bastos Vieira, o inspetor penitenciário e veterinário do projeto, Diego Pereira Rodrigues, e o diretor da unidade, Carlos Roberto Barbosa.

Os visitantes acompanharam uma sessão do projeto de Equoterapia, ofertado pela Sejus a crianças da Apae. Braz Antônio da Silva ressaltou que os resultados da terapia estão sendo ótimos para as crianças e suas famílias.

Segundo o diretor da unidade, "a terapia também vem trazendo bons resultados para os internos que participam do projeto. Além disso, a visita foi de grande importância, visto que houve uma grande troca de experiências entre todos os presentes".

Crianças da Apae participam de projeto

As crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que participam das sessões de Equoterapia na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) estão fazendo parte de mais um projeto na unidade. Elas começaram a ter contato com outros animais e com a horta da Penitenciária.

O novo projeto está acontecendo há duas semanas. Acompanhadas pela fisioterapeuta da Apae de Cariacica, Deisiara Andressa Pesca Silva, as crianças ajudam os internos a cuidar da horta da unidade, plantando e colhendo as hortaliças. Após a colheita, metade do material é doado para os familiares das crianças e adultos atendidos na Apae. Os internos e as crianças estão plantando cebolinha, alface e couve.

Além de cuidarem da horta, elas também têm contato com animais de pequeno porte, como carneiro, cabrito e galinha. A partir da próxima semana as crianças e adultos da Apae de Viana também participarão do projeto.

Segundo o diretor da unidade, Carlos Roberto Barbosa, "é muito gratificante ver o sorriso no rosto das crianças durante as atividades e dos familiares quando recebem as hortaliças. Os internos também ficam felizes em fazer parte desse momento, eles estão orientando as crianças sobre como cuidar da horta e dos animais".

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico que emprega a montaria na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas. A atividade também promove o relaxamento, desenvolve novas formas de comunicação, socialização, confiança e autoestima. O projeto também conta com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), que, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), capacita os internos, inspetores penitenciários e a equipe técnica da unidade.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664