14/10/2015 17h00 - Atualizado em 28/12/2015 17h23

Penitenciária de Segurança Máxima recebe visita de estudantes e servidores

A Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, recebeu duas visitas de estudantes de Direito e de representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para conhecer um pouco sobre o sistema prisional capixaba.

Nesta terça-feira (13), a unidade recebeu a visita de três representantes do Depen. O grupo, formado pelo Fabrício da Silva Sá, João Augusto Cordeiro Junior e Daniella Paganelli Rodrigues Chaves, foram conduzidos pela direção da unidade. Eles conheceram todas as áreas da penitenciária, como a biblioteca, a enfermaria e o pátio onde é realizado o banho de sol dos internos. Além disso, eles acompanharam o fornecimento da alimentação e visitaram o espaço onde alguns deles trabalham na separação dos uniformes.

"É importante recebermos visitas de servidores de outros estados, pois há uma troca de experiências com eles", contou o diretor da unidade, Bruno Pompermayer Gusman.

Já na última sexta-feira (09), 34 estudantes que cursam Direito na Faculdade Doctum estiveram na penitenciária. Os visitantes foram recebidos pela direção da unidade e conheceram os setores técnicos e administrativos, como a biblioteca, a enfermaria e o pátio onde é realizado o banho de sol dos internos. Os alunos também acompanharam o fornecimento da alimentação e visitaram o espaço onde alguns deles trabalham na separação dos uniformes.
 

 
"É gratificante receber os futuros profissionais de Direito na penitenciária. Além deles conhecerem os projetos de ressocialização e o funcionamento da unidade, eles associam o que aprendem na faculdade com a prática do sistema penitenciário", explicou o diretor da unidade.

 

 

Visitas

As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. Neste ano, cerca de 970 estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia e Serviço Social, já visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.

Além disso, esta não foi a primeira vez que a unidade abriu as portas para representantes da área de segurança pública. Em 2015, inspetores penitenciários do Maranhão, de Pernambuco e do Mato Grosso conheceram o funcionamento dessa unidade prisional, mantida pela Secretaria de Estado da Justiça.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br  / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard