11/01/2016 10h56 - Atualizado em 11/01/2016 10h59

Pinturas de detentos são expostas em shopping da Serra

Quadros produzidos por internos do sistema prisional, que participam do projeto “Mãos que Falam”, realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), poderão ser vistos pelo público a partir desta terça-feira (12), no Shopping Mestre Álvaro, em Serra. As obras estarão em exposição até quinta-feira (14).

Telas pintadas por detentos que participaram das duas edições do Concurso de Pintura do projeto poderão ser vistas pelos frequentadores do shopping. Os quadros estarão apoiados em cavaletes que também foram produzidos pelos internos.

Essa não é a primeira vez que o trabalho artístico dos internos é exposto. Em 2015, os quadros puderam ser vistos no Museu Vale, durante a cerimônia de premiação do 2º Concurso de Pintura e, em agosto, foram expostos na Assembleia Legislativa.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, explica que a pintura faz parte do processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade. “Esse trabalho funciona como um estímulo à cultura nas unidades e ajuda a despertar talentos. Além disso, os detentos têm a oportunidade de expor seus sentimentos através da arte, o que também é importante para a reintegração deles. As exposições dão visibilidade a esse trabalho e permitem que a sociedade conheça os talentos existentes nas unidades prisionais”, fala a gerente.

Mãos que Falam

O projeto “Mãos que Falam” tem o objetivo de potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba, bem como auxiliar no resgate da autoestima dos detentos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles.

Serviço:

Exposição de quadros de internos do sistema prisional

Quando: 12, 13 e 14 de janeiro

Onde: Shopping Mestre Álvaro, piso L2 (Avenida João Palácio, 300, Eurico Sales, Serra)

Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 13h às 21h

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br