16/06/2017 10h59 - Atualizado em 16/06/2017 11h01

Pinturas de internos serão expostas em shopping da Serra

Dezenove telas pintadas por internos do sistema prisional serão expostas, de segunda (19) a quinta-feira (22), no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Os quadros são semifinalistas da terceira edição do Projeto “Mãos que Falam”, desenvolvido pela Gerência de Educação e Trabalho (GET), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

As pinturas trazem paisagens e pontos turísticos do Estado, seguindo o tema da campanha #amor♥es, lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de divulgar e ressaltar as belezas naturais capixabas, além da paixão e do orgulho de viver no Espírito Santo.

Essa é a terceira exposição das telas do concurso realizada neste ano. Em janeiro, os quadros ficaram expostos no Edifício Fábio Ruschi, em Vitória, onde funcionam diversas secretarias do Governo do Estado. Já em maio foi a vez do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, receber as pinturas.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, destaca que os internos sentem-se valorizados por terem seus trabalhos expostos em espaços públicos.

“É importante ressaltar que o trabalho artístico nas unidades não termina com a realização do concurso, uma vez que, durante o ano, desenvolvemos oficinas de pintura em algumas unidades prisionais. Os participantes das oficinas têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades, a capacidade de observação e concentração, bem como de conferir os próprios progressos. Os quadros pintados nas oficinas ocupam espaços coletivos nas unidades, tornando os ambientes mais humanizados, que é o nosso principal objetivo”.

Mãos que Falam

O projeto tem como objetivo potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba, bem como auxiliar no resgate da autoestima dos detentos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles ainda em cumprimento da pena. Busca, ainda, humanizar os espaços coletivos das unidades prisionais.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Educação e Trabalho (GET), com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e patrocínio da ArcelorMital.

Exposição de quadros de internos do sistema prisional

Quando: 19 a 22 de junho de 2017.

Onde: Shopping Mestre Álvaro (Avenida João Palácio, 300, Eurico Salles, Serra, 3º andar, próximo aos Correios).

Horário: Das 10h às 22h.

Entrada Gratuita.