Poesia na sala de aula: alunos internos exploram sentimentos e criatividade por meio de poemas

Como forma de aprofundar o aprendizado da disciplina de Língua Portuguesa, alunos internos que cursam o 1º ano do Ensino Médio no Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2), estão produzindo poemas autorais que revelam emoções, reflexões e experiências vividas.
Ao todo, 100 poesias estão sendo produzidas e serão expostas na unidade prisional como trabalho pedagógico. A atividade une literatura, expressão pessoal e interpretação de texto e busca incentivar o protagonismo estudantil, além de valorizar a escrita criativa.
A professora de Língua Portuguesa, Sonia Maria Tirré Araújo, explica a proposta trabalhada em sala de aula. “Além da estrutura textual do gênero poesia, a iniciativa propõe aos estudantes uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, usando a criatividade. A poesia é uma poderosa ferramenta pedagógica, um meio de dar voz aos jovens e uma forma de estímulo ao pensamento e à mudança com o uso das palavras”, explicou.
O interno M.H.B.R. relata a experiência em participar do projeto. "Participar desse projeto tem sido muito importante para mim. É um momento em que consigo lembrar da minha família, dos bons momentos que vivi antes de tudo isso acontecer. Cada atividade me faz refletir sobre quem eu sou e quem eu quero ser. Aqui, nós temos a chance de mostrar que estamos levando a sério essa oportunidade de estudar, de aprender coisas novas e, principalmente, de mudar. Me fez enxergar que, mesmo depois da prisão, ainda existe um caminho diferente, uma nova chance de construir uma vida melhor”, disse.
As poesias ficarão expostas na unidade prisional, na área de visitação das famílias, até o dia 30 de julho.
Oferta da educação formal
A Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Sedu) trabalham em conjunto para oferecer educação formal dentro do sistema prisional do Estado, com cerca de seis mil internos matriculados.
Nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) são 511 estudantes, totalizando 40 turmas nos ensinos Fundamental e Médio na modalidade EJA.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856