29/12/2022 15h06

‘Polícia Penal nas Escolas’ conclui atividades de 2022

Com o tema "Suas escolhas definem o seu futuro", os integrantes do grupo "Polícia Penal nas Escolas" encerraram o ciclo de atividades de 2022 nos estabelecimentos de ensino. A última palestra do ano foi ministrada no município de Água Doce do Norte, no dia 20 de dezembro.

 

Estiveram presentes no evento a subsecretária de Estado de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus), Karina Rocha Mitleg Bayerl; o diretor da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), Makssuel Dellevidove; o representante do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), Sebastião Nogueira; os alunos e os voluntários do projeto Central Escolinha de Futebol, Rodolpho Rocha e Waldeir Luiz.

 

Também participaram da palestra pastores e membros da Igreja Batista Central, responsáveis pela cessão do espaço para realização do encontro.


O objetivo do projeto “Polícia Penal nas Escolas: Suas escolhas definem seu futuro” é focar na escola como um canal de propagação de atitudes e métodos preventivos às drogas e à criminalidade, exemplificando as consequências das boas e más escolhas, além de estreitar os vínculos familiares. A subsecretária Karina Rocha Mitleg Bayerl ressaltou que o projeto é inovador e surgiu com a intenção de conscientizar, prevenir e discutir estratégias que atinjam jovens e adolescentes.

 

“O ‘Polícia Penal nas Escolas’ teve um impacto tão importante neste curto período que, certamente, será um grande concorrente na premiação do Humaniza, prêmio que reconhece os servidores que trabalham para transformar e humanizar o sistema prisional capixaba”, disse Karina Bayerl. 

 

A iniciativa do projeto surgiu por meio de um convite feito aos servidores da Sejus para palestrar numa escola da cidade de Barra de São Francisco. Após algumas reuniões, o grupo, composto por policiais penais, inspetores penitenciários e um apoio pedagógico da unidade, elaborou as próximas conferências.

“Após a nossa primeira apresentação, em setembro deste ano, as escolas de toda a região entraram em contato solicitando a palestra”, destacou Jeferson Soares, um dos integrantes da equipe do “Polícia Penal nas Escolas”. O grupo já palestrou em mais de dez escolas e já está com várias agendas para 2023.

 

Os servidores Maxwell Neves de Sá, Queila Rosa de Souza Mercês, Virgílio Queiroz e Ana Paula Viana também são componentes do "Polícia Penal nas Escolas". “Frisamos que o futuro é determinado pelas escolhas que fazemos. Não podemos deixar que esse poder de decisão esteja nas mãos dos outros e que decidam por nós”, afirma Maxwell Neves de Sá sobre o trabalho de prevenção realizado.

A abordagem do grupo é feita a partir de dinâmicas com depoimentos de vida que incentivam o resgate dos vínculos familiares, bem como o crescimento pessoal para que tenham autonomia na tomada de decisões, aprendam a fazer boas escolhas, saibam se relacionar, se expressar e se comunicar melhor.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195

Flora Viguini
(27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard