Polícia Penal passa a compor Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Espírito Santo

A Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) passou a compor a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-ES) no Estado. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi firmado na segunda-feira (24), na sede da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Espírito Santo.
Até então, a Força Integrada era composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar do Espírito Santo, Secretaria da Justiça (Sejus), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, além das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.
O diretor-geral da Polícia Penal do Espírito Santo, José Franco Morais Júnior, ressalta a importância do acordo e a participação da Polícia Penal na composição da FICCO. “A Divisão de Inteligência da Polícia Penal apoiará a FICCO por meio da atuação de um Policial Penal, que trará expertise no monitoramento e combate ao crime dentro e fora dos presídios. Essa cooperação, apoiada pelo governador Renato Casagrande e pelo Secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, reforça a importância da integração entre a segurança pública e a inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado”, destacou.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, reiterou a importância do acordo. “A união das forças que atuam no sistema penitenciário do Estado para o combate ao crime organizado é uma ação de grande relevância para a segurança pública e a sociedade. Nossa contribuição envolve o trabalho sério que realizamos nas áreas de inteligência, no estudo de grupos e facções criminosas e na competência da Polícia Penal com a segurança dos estabelecimentos penais do Estado”, concluiu.
A FICCO-ES foi a unidade mais produtiva entre as Forças Integradas de todo o país no ano de 2024, tendo deflagrado 15 operações para repressão aos crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Informações à Imprensa:
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis