18/03/2024 15h30

Polícia Penal promove primeiro Curso de Condutor de Cães Policiais

Nesta segunda-feira (18), teve início o I Curso de Condutores de Cães Policiais (CCCP), que irá habilitar policiais penais para atuarem em operações prisionais com cães e demais missões atribuídas ao Grupo de Operações com Cães da Divisão de Operações Táticas (DOT).

Com carga horária de 150 horas-aula, o curso contará com atividades teóricas e práticas, como teoria cinotécnica; métodos e técnicas de adestramento; emprego do cão de detecção de substâncias; atendimento pré-hospitalar tático veterinário; operações com o apoio de aeronave; tiro policial com cães, entre outros assuntos. 

A coordenadora do curso, Cintya Salomão Rosetti Barbosa, destacou que a capacitação tem como objetivo atender à necessidade de aprimoramento técnico-profissional dos policiais penais lotados no canil para as missões inerentes à Divisão de Cães.

“A atuação em estabelecimentos penais e missões externas com outras forças de segurança, por meio do emprego do cão, tem se tornado mais uma atividade que necessita de manutenção e aprimoramento, cujo apoio esbarra na capacidade de formação de cães policiais e de condutores desse grupo”, explicou Cintya Barbosa.

O encerramento do curso, que é uma parceria da Academia de Polícia Penal (ACADEPPEN) com a Divisão de Operações Táticas, está previsto para o dia 05 de abril.

Grupo de Operações com Cães

Criado em 08 de maio de 2013, o canil da Divisão de Operações Táticas, a DOT,  desempenha o trabalho de adestramento de cães para a detecção de substâncias e a identificação de drogas, além de armas e munições, e dispositivos eletrônicos (celular), rastreamento de pessoas, bem como a guarda e proteção.

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) conta, atualmente, com 11 animais adultos e um filhote com habilidades para a busca e a captura de presos, além da guarda e proteção, e do faro para a detecção de entorpecentes.

Os cães, das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois, recebem treinamento diário, com educação física e brincadeiras, incluindo uma alimentação balanceada e a avaliação veterinária periódica. 

As técnicas são desenvolvidas e adaptadas para a realidade da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). Os cães são empenhados em ocorrências nas quais a otimização do tempo é necessária. A DOT também auxilia outras forças de segurança pública, com o emprego dos cães, sempre que é acionada.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard