Policiais penais participam da Operação Mute
Nesta segunda-feira (16), policiais penais da Secretaria da Justiça (Sejus) participam da Operação Mute, desencadeada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A ação, que tem como foco o combate ao crime organizado, é realizada de forma simultânea em todos os estados da federação e inclui a inspeção em unidades prisionais do País.
No Espírito Santo, a Penitenciária de Segurança Máxima 2 é o alvo da operação coordenada pela Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip). Participam das inspeções servidores da Diretoria de Operação Tática (DOT) e Grupo de Revista da unidade prisional.
A iniciativa busca a varredura de objetos de comunicação proibida, em especial, telefones celulares. O subsecretário de Estado de Inteligência Prisional, Rafael Pacheco, explicou que a Sejus realiza estratégias de forma rotineira para coibir a entrada de materiais proibidos nas unidades.
“A operação realizada nesta segunda-feira (16) soma as medidas de prevenção já realizadas na unidade de segurança máxima do Estado. Contamos com equipes treinadas e com tecnologias, como portas de detecção de metais e scanners corporais, para identificar ilícitos que podem ser levados para as penitenciárias. Além disso, realizamos operações de revista em celas e galerias de forma rotineira, com o objetivo de identificar qualquer material ilícito que possa cooperar com ações criminosas”, ressaltou Rafael Pacheco.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br