Policiais penais participam do primeiro Curso de Interventor voltado para o sistema prisional
Policiais penais participaram nessa terça-feira (19) do primeiro Curso de Interventor voltado para o sistema prisional. O treinamento foi aplicado pelo Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), na sede da unidade especializada.
A ação visa à aplicação do Plano de Defesa da Unidade (PDU), que aponta um conjunto de protocolos de segurança para prevenção e contenção de incidentes nas unidades prisionais do Estado. O Plano de Defesa foi lançado pela Secretaria da Justiça (Sejus) no mês de agosto. De acordo com o policial penal Fabio Martineli, da Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip), o treinamento aplicado pelo BME é fundamental para o aprimoramento das ações.
"O Interventor, como o nome indica, é aquele policial ou equipe que primeiro se depara com a ocorrência crítica e que deve implementar ações técnicas para contê-la. Cabe a ele isolar o local, iniciar os contatos, sem ceder as concessões, coletar informações relevantes, afastar terceiros, entre outras ações que auxiliarão nas tomadas de decisões. É um conhecimento essencial para a aplicação do Plano de Defesa em casos de gerenciamento de crises", explica Fabio Martineli.
Participaram do curso 26 servidores nas unidades prisionais dos Complexos de Viana e Xuri, sendo as Penitenciárias de Segurança Máxima 1 e 2, Centro de Detenção Provisória de Viana 2, Diretoria de Segurança Penitenciária, Diretoria de Operações Táticas (DOT) e Penitenciária Estadual de Vila Velha 3, além da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI).
Diego Florêncio, diretor da Penitenciária Estadual de Vila Velha 3, destaca a importância da capacitação recebida. “O curso foi de suma importância para qualificar os policiais penais que estão na linha de frente nas unidades prisionais para analisar e gerenciar as situações de crise e negociação. O treinamento capacita as equipes para identificar e utilizar, de acordo com as alternativas de solução, os procedimentos operacionais e os meios táticos adequados que tragam uma solução menos gravosa à sociedade”, disse.
A Sejus também planeja a realização de um exercício simulado para colocar em prática as diretrizes do Plano de Defesa da Unidade (PDU). A previsão é que essa simulação ocorra no mês de dezembro e vai envolver diversas forças de segurança do Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br