Policiais penais são capacitados para operar drones
Policiais Penais participam do Curso de Formação de Pilotos de Veículos Aéreos Não-tripulados, aplicado na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). O treinamento teve início nessa segunda-feira (04) e segue até esta sexta-feira (08).
A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu, no mês de outubro, 15 drones para auxiliar nas ações de segurança do sistema prisional e dar apoio em ações e operações realizadas pela Subsecretaria da Inteligência Prisional (Subip). Os equipamentos integram o pacote de investimento da Secretaria da Justiça (Sejus) em tecnologia e infraestrutura.
Com 48 horas de aula, o treinamento contempla disciplinas como legislação, conhecimentos técnicos, análise de operações e prática de voo. De acordo com o subsecretário de Estado de Inteligência Prisional, Rafael Pacheco, os drones são uma ferramenta barata e eficaz para integrar ações de vigilância do sistema prisional, mas é necessário capacitação.
“O drone é uma importante plataforma de observação que permite muitas possibilidades para o sistema prisional, como auxílio em levantamentos de inteligência, a observação do banho de sol dos presos, o acompanhamento da saída e chegada no complexo prisional dos detentos do regime semiaberto que saem para trabalhar. O objetivo é que essa tecnologia faça cada vez mais parte das nossas ações. Porém, drone é uma aeronave e precisamos seguir protocolos para o devido uso. Por isso, a necessidade de formar pilotos capacitados para operar a ferramenta”, explica Rafael Pacheco.
O curso é aplicado pelos policiais civis Silvio Jose Teles Mussumeci Junior e Mauricio de Souza Machado, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), com a participação de policiais penais do Estado de Minas Gerais.
Participam do curso 21 policiais penais do Estado, um policial federal e um agente da Guarda Municipal de Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856