20/03/2024 09h24

Policial penal representa Espírito Santo em intercâmbio internacional

A Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e a Secretaria da Justiça (Sejus) serão representadas no programa de intercâmbio internacional denominado “International Visitor Leadership Program (IVLP)”. O encontro, que acontece no período de 12 de abril a 04 de maio, na cidade de Washington, nos Estados Unidos, vai reunir experiências de sucesso de profissionais brasileiros e norte-americanos.

A policial penal e diretora-geral adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti, vai representar o Estado capixaba no programa. O convite partiu do Consulado-Geral dos Estados Unidos (EUA) no Rio de Janeiro e foi motivado pelo projeto “Maternar Lactantes Presas”, concebido pela servidora convidada e implantado em duas unidades prisionais femininas pela Secretaria da Justiça, órgão responsável pela gestão dos presídios.

“Representar o sistema prisional do Espírito Santo no intercâmbio internacional é uma honra, além de ser uma excelente oportunidade para o aprendizado. Pretendo compartilhar a expertise desenvolvida durante o mestrado e implantada no Estado e que trata da primeira infância no sistema prisional, uma iniciativa que se tornou referência nacional", disse Graciele Sonegheti.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destaca que o intercâmbio é considerado um dos mais importantes dos Estados Unidos. “É um dos maiores programas de intercâmbio profissional financiado pelo Departamento de Estado americano e é a primeira vez que uma policial penal participa. O intercâmbio é uma grande oportunidade para o conhecimento e a aprendizagem obtida por meio de agências internacionais. É uma troca de experiência que vai auxiliar no desenvolvimento das atividades dos policiais penais capixabas”, enfatiza Rafael Pacheco.

O Intercâmbio
O International Visitor Leadership Program (IVLP) tem como tema o “Policiamento e Liderança em Comunidades Plurais e Multiculturais (Policing and Leadership in Multifaceted and Multicultural Communities) e pretende examinar os efeitos da migração global sobre o trabalho policial, permitindo aos participantes analisar estratégias de policiamento e liderança policial em comunidades multifacetadas e multiculturais, por meio de reuniões com agentes federais e estaduais de aplicação da lei dos Estados Unidos, além de grupos da sociedade civil.

Os participantes poderão observar as práticas de policiamento comunitário em áreas rurais e urbanas e conhecer algumas estratégias para aumentar a segurança da comunidade com base no planejamento, comunicação e utilização de voluntários, entre outros assuntos relacionados ao tema.

Sobre o “Maternar Lactantes Presas”

Graciele Sonegheti Fraga também é coordenadora do Núcleo de Proteção à Primeira Infância do Sistema Prisional do Espírito Santo e desenvolveu alguns projetos sobre a primeira infância que foram premiados no Centelha e Inoves 2020. O “Maternar Lactantes Presa” é um deles e foi integrado às unidades femininas do Estado.

Os Centros Prisionais Femininos de Cariacica e de Cachoeiro de Itapemirim foram adaptados para receber internas lactantes e seus bebês, utilizando um modelo de gestão mais humanizado. Os espaços contam com berçário, quartos pintados com temas infantis, brinquedoteca, banheiros e outros equipamentos que criam um ambiente salubre e lúdico, propício ao desenvolvimento das crianças.

Enquanto estão no berçário materno-infantil, as internas mamães recebem acompanhamento psicossocial, que fomenta a relação díade mãe-bebê, além de outras ações específicas para dar condições ao desenvolvimento infantil das crianças que estão nos presídios.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis