11/12/2015 15h00 - Atualizado em 11/12/2015 15h14

Prêmio Humaniza 2015: servidores da Sejus comemoram vitória

Depois de muita expectativa, foram revelados em cerimônia realizada no início da noite desta quinta-feira (10), no Palácio Anchieta, em Vitória, os vencedores da terceira edição do Prêmio Humaniza Ciclo 2015. O concurso reconhece e homenageia servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) pelos projetos desenvolvidos nas unidades que contribuem para a humanização do sistema prisional capixaba.

Na categoria Gestão Humanizadora o primeiro lugar foi para Mara Lúcia de Paula, diretora da Penitenciária Feminina de Cariacica. Na categoria Atitude Humanista, o primeiro colocado foi Wellington Gama Alves, da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo e na categoria Projeto Humanizador, o vencedor foi o Mãos Solidárias, iniciativa do Centro Prisional Feminino de Colatina.

Além dos prêmios nas três categorias, foram concedidas duas menções honrosas: ao projeto Visita Especial, do Centro de Detenção Provisória de Colatina, e à Penitenciária Regional de Barra de São Francisco, pela ampla participação no prêmio neste ano.

Os vencedores vão receber um kit de equipamentos eletrônicos, que será destinado à unidade prisional, gerência ou núcleo em que as ações são executadas. Além disso, terão seu trabalho divulgado no site da Sejus. Eles foram escolhidos por uma banca examinadora formada por especialistas nas áreas de políticas prisionais, políticas públicas, sociais e de gestão.

Neste ano, o Prêmio Humaniza recebeu 67 inscrições, número recorde desde a sua criação, que está em sua terceira edição.

Cerimônia

A solenidade contou com a presença do vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, do secretário de Estado da Justiça (Sejus), Eugênio Coutinho Ricas, e dos subsecretários da Sejus, Alessandro Ferreira de Souza, Ailton Xavier e Isabela Finamore Ferraz, além de diretores de unidades prisionais e servidores da Sejus.

Também prestigiaram o evento secretários de Estado, diretores e gerentes de autarquias e órgãos do Governo, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público. O evento também contou com a apresentação do Coral VozES, formado por servidores do Governo do Estado do Espírito Santo.
Em seu discurso, o vice-governador destacou que o Estado avançou muito em relação ao sistema prisional e na área da segurança pública e disse que "se hoje temos pessoas privadas de liberdade, elas não estão privadas de outros direitos".

"Vocês, que trabalham nas unidades, que estão com essas pessoas no dia a dia, podem fazer a diferença, pois nessa convivência, uma abordagem humana, um diálogo, pode mudar a vida dessa pessoa. No mundo da técnica, não podemos perder a humanidade", disse César Colnago.

Já o secretário de Estado da Justiça elogiou a qualidade dos projetos desenvolvidos nas unidades e destacou que eles significam muito para o sistema prisional. "O Prêmio Humaniza estimula a criação de novos projetos e práticas mais humanizadoras e representa o maior patrimônio da Secretaria da Justiça, que são os homens e as mulheres que trabalham dia a dia no sistema penitenciário evitando que as pessoas presas sejam uma ameaça à sociedade, mas também ajudando a recuperá-las para que quando elas voltem à liberdade sejam uma parcela produtiva da sociedade", falou Eugênio Ricas.

Histórico

Criado com o objetivo de identificar e estimular ações e projetos que contribuam para a humanização do sistema prisional, o Prêmio Humaniza é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Justiça.

Vencedores do Prêmio Humaniza Ciclo 2015

Gestão Humanizadora

1º lugar – Mara Lúcia de Paula (Penitenciária Feminina de Cariacica)

2º lugar – Bruno Nienke Machado (Penitenciária Estadual de Vila Velha II)

3º lugar – Dantas Campostrini Vieira (Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina)

Atitude Humanista

1º lugar – Wellington Gama Alves (Penitenciária Agrícola do Espírito Santo)

2º lugar – Ozano Alves Lima (Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina)

3º lugar – Lindomar de Souza (Penitenciária Estadual de Vila Velha I)

Projeto Humanizador

1º lugar – Mãos Solidárias (Centro Prisional Feminino de Colatina)

2º lugar – Reabilitar (Penitenciária Agrícola do Espírito Santo)

Menção Honrosa

Projeto Humanizador - Visita Especial (Centro de Detenção Provisória de Colatina)

Destaque Participação - Penitenciária Regional de Barra de São Francisco

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / imprensa@sejus.es.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard